sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

TECNOLOGIAS QUE EDUCAM

Tecnologias que Educam
Fábio Câmara e Gregorio Ivanoff


Para desenvolver e transmitir o conteúdo de aulas e demais atividades educacionais, os professores têm tradicionalmente utilizado recursos como lousas e quadros, apostilas, retroprojetores, vídeos e slides, entre outros. Esses formatos continuam vigentes, mas vêm surgindo novas possibilidades de construção de conteúdo, por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação.
No livro “Tecnologias que educam”, apresentamos um conjunto de práticas que pode ser utilizado para a construção de conteúdo, baseado nos seguintes recursos: criação de documentos eletrônicos; planilhas eletrônicas; apresentação de slides; enciclopédias virtuais. Há também sugestões para a construção de conteúdo, que pode ser promovido de forma individual ou colaborativa. Há recursos que permitem a construção compartilhada de conteúdo, o que potencializa e enriquece o processo de ensino e aprendizagem. Existem também recursos baseados na Internet e disponíveis gratuitamente.
Os softwares de edição de texto como MS Word ou OpenOffice Writer aestão entre os principais recursos para desenvolvimento de conteúdo em texto. Ambos podem trabalhar com edições e reedições. Com esses aplicativos é possível revisar documentos enviados por outras pessoas, a partir da opção revisão. É possível realizar revisões com comentários, editar os comentários, excluir e até realizar comentários por voz. Ao inserir um comentário, os outros participantes poderão aceitar ou rejeitar as alterações.
Existem também recursos que auxiliam no desenvolvimento colaborativo de conteúdo, que podem ser acessados de modo gratuito na Internet. Há editores de texto em que o autor pode compartilhar o desenvolvimento do conteúdo com outros autores. A partir de uma conta no Google, é possível utilizar um módulo denominado Google Docs, por exemplo.
Outro meio são as enciclopédias virtuais. As tradicionais Barsa e Britânica, assim como diversas outras, estão disponíveis na Internet, em formato digital. Elas oferecem uma área de acesso gratuita e uma área paga. A mais famosa enciclopédia da Internet se chama Wikipédia (www.wikipedia.org). Criada em 2000, está disponível em mais de 250 idiomas e dialetos e conta com mais de 7 milhões de artigos. A Wikipédia foi desenvolvida por meio de contribuições de pessoas comuns e de comunidades ao redor do mundo, com o conceito de desenvolvimento colaborativo de conteúdo, baseado na confiança nas fontes e nos colaboradores.
Esse critério, no entanto, faz com que seu conteúdo nem sempre tenha credibilidade. Há casos de distorção da realidade, por descuido ou até mesmo por má-fé. Normalmente, determina-se nos meios acadêmicos que, na dúvida, o conteúdo da Wikipédia não deve ser utilizado como referência bibliográfica, uma vez que não se pode garantir que a informação seja totalmente verídica.
É possível construir conteúdo a partir de conhecimento já existente e alguns recursos tecnológicos já permitem a identificação de conteúdo com níveis de plágio. Essa é uma situação real e cabe ao condutor do processo de ensino/aprendizagem admitir esse fato e elaborar estratégias para minimizar seus malefícios e trabalhar com o positivo, que é a construção do conhecimento de quem aprende e apreende. Entendemos que esta pode ser uma abordagem construtiva. Não se pode negar o que já existe, pode-se aprender com isso e criar algo que ainda não foi feito, nem que seja uma interpretação escrita do que foi lido.
Já o conteúdo digital em formato multimídia, quando é interconectado, forma a estrutura que se convencionou chamar hipertexto. A facilidade de navegação entre diversos textos, sons, vídeos e imagens, de modo rápido, dinâmico e interativo são atributos positivos dessa estrutura. Um sistema de gestão de conteúdos em hipertexto permite integrar a aplicativos que podem ser acessados pela Internet, facilitando a navegação entre links grandes, de difícil memorização. Também permite o registro de assuntos relevantes e a associação deles com as comunidades virtuais dedicadas ao estudo e pesquisa desses assuntos.
Entre esses destacamos o Twiki, que é uma ferramenta que possibilita a várias pessoas criar e gerenciar o conteúdo de textos colaborativos. O Twiki é um software de gestão de conteúdos em hipertexto, baseado em Web. Ele apoia a regulação de diferentes estruturas e processos e a representação de ambientes. Permite a integração, nas páginas Web, de uma grande variedade de programas. Não só facilita a execução de atividades como também viabiliza algumas operações simplificadas sobre dados e variáveis. Permite, por exemplo, a elaboração de listas, tabelas e cálculos e mapas de conteúdo.
Outros recursos para apresentações são cada vez mais utilizados por professores. Eles possibilitam construir slides com textos, gráficos, imagens, som e acesso a vídeos. Apresentações e slides devem auxiliar no desenvolvimento de uma ideia que está sendo apresentada, mas não podem tomar o lugar do professor. Da mesma forma que os documentos e planilhas, existem recursos pagos e gratuitos que auxiliam no desenvolvimento colaborativo de conteúdo.
Os softwares mais populares para apresentações em microcomputador são o MS PowerPoint ou o OpenOffice Impress. Ambos podem trabalhar com edições e reedições, com vários autores. Também há recursos gratuitos, em que o autor pode compartilhar o desenvolvimento da apresentação com outros autores. Se quiser, você pode utilizar um módulo no Google Docs para apresentações.
Mais recursos da Internet podem auxiliar nos processos de ensinar e aprender. Cabe ao professor formatar as estratégias de como utilizar esses recursos para construção de conteúdo, utilizando tecnologias de informação e comunicação. Entendemos que essa construção pode envolver o uso de práticas a serem aprendidas. Desejamos que esses recursos sejam aproveitados no aprimoramento de atividades. Compartilhe suas experiências com a comunidade.
Fábio Câmara é diretor da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (www.sbgc.org.br), é engenheiro elétrico, mestre em Engenharia de Produções pela UFSC e doutorando em  Tecnologia de Informação. Professor da disciplina Métodos Quantitativos e RedesColaborativas, é autor do livro “Tecnologias que Educam” (Editora Pearson). E-mail: linksbgc@linkportal.com.br
Gregorio Ivanoff atua em empreendimentos e redes sociais de pesquisa, desenvolvendo tecnologias e estratégias de organização. É formado em engenharia elétrica e pós-graduado em Cultura de Segurança em Ambientes e Organizações virtuais. É professor em programas de pós-graduação e orientador em escolas de negócios. Autor do livro “Tecnologias que Educam” (Editora Pearson). http://www.facebook.com/gregbittar

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