sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação e Tecnologia
 
Tecnologias na EAD e o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle
Artigo de autoria de Douglas Nodari, Dyego Moura, Lúcio Lívio, Ralf Majevski e Rosana Maria

Imagem de mão de adolescente próxima ao teclado de um computador
O processo de aprendizagem, por princípio, deve ser enfocado como um ato de adesão voluntária, no qual nenhum indivíduo se sinta obrigado ou forçado a aprender. É necessário, portanto, buscar nas metodologias, métodos, técnicas e dinâmicas pedagógicas os meios fundamentais que possam, de alguma forma, promover interação e integração entre o formando, o professor e os saberes.
Esses meios devem, também, contribuir diretamente para que não seja dada excessiva relevância ao professor (formador) em detrimento do formando (aluno) e do programa, ou do formando em detrimento dos elementos restantes. Eles são orientadores do modo como se deve proceder a transmissão do conhecimento e têm a função de promover o equilíbrio entre o formador, o saber e o formando.
Por isso, é que atualmente não é mais possível compreender o ensino centrado apenas no professor, antes considerado o único detentor do conhecimento. O processo ensino-aprendizagem deve ser algo dinâmico que estrutura e é estruturado de acordo com as relações forjadas em seu desenrolar. Assim, ferramentas surgem para otimizar e auxiliar esse processo.
Segundo Piaget (1990), o conhecimento realiza-se através de construções contínuas e renovadas a partir da interação com o real, não ocorrendo através de mera cópia da realidade, e sim pela assimilação e acomodação das estruturas anteriores que, por sua vez, criam condições para o desenvolvimento das estruturas seguintes.
Se, a partir de Piaget, entender-se o real como sendo o universo de objeto mundo - com o qual o aluno lida no dia a dia, perceberemos a importância da tecnologia na formação destas etapas de construção do conhecimento. Nesta perspectiva, é interagindo com o mundo digitalizado que os alunos desenvolvem seus conhecimentos humanos e tecnológicos.
Nunca foram tão discutidas as relações entre tecnologia e educação. Não é tão difícil perceber o porquê destes questionamentos, pois a cada dia nos firmamos como uma sociedade da era do conhecimento tecnológico, e com isso quebram-se paradigmas antigos da educação e criam-se, ou melhor, reformulam-se os novos paradigmas, a educação a distância.
O propósito deste trabalho consiste em estimular uma discussão da modalidade on-line na Educação a Distância, utilizando-se da tecnologia de um sistema computacional de ambiente aberto no qual é possível estruturar e compartilhar conceitos de domínios de conhecimento de forma dinâmica e cooperativa.

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