segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

13 de dezembro de 2010

Plano Nacional de Educação será enviado ao Congresso na quarta

Segundo o ministro da Educação, o foco será no professor e na qualidade

 
Plano Nacional de Educação será enviado ao Congresso na quarta
 
crédito: Arte/TPE
Da Redação do Todos Pela Educação


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (13), que o Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 será enviado ao Congresso na quarta-feira (15). O anúncio foi feito no programa de rádio "Café com o Presidente", transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com supervisão da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Ouça aqui a íntegra do programa
Segundo Lula, uma das metas é que, até 2020, o Brasil invista 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em Educação. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o foco "é a figura do professor".
"O professor brasileiro ainda ganha, em média, 60% do que ganha os demais profissionais de nível superior, e nós queremos encurtar essa distância para que a carreira do magistério não perca talentos para as demais profissões. Ou seja, quem está vocacionado para ser professor, tem que ser professor. Então, a valorização do professor é o eixo central do próximo plano", disse ele.
Qualidade da Educação
O presidente afirmou que é preciso mais "ousadia" para garantir a qualidade da Educação no Ensino Fundamental. "Sabemos que é preciso evoluir, construir parcerias com prefeitos, construir parcerias com governadores para que todos nós assumamos definitivamente a responsabilidade de que a educação é a nossa prioridade", afirmou.
O ministro pontuou avanços na Educação, medidos pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). "Então, agora trata-se de acelerar o passo, de garantir que, na próxima década nós possamos fazer ainda mais pela Educação brasileira, que, no século 20, foi relegada a segundo plano", apontou Haddad.
O ministro afirmou ainda que o novo PNE pretende consolidar uma visão "sistêmica" da Educação, que vai da creche até a universidade. "Nós temos metas para cada nível de ensino, temos metas para cada etapa do ensino, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, também para a Educação Profissional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares