sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

EDUCAR É HUMANIZAR

Educar é humanizar
Aprendizagem para todos

Aprender sempre foi um estímulo para todos nós, seja na área do conhecimento, no esporte, nos jogos, nas brincadeiras, nas conversas, nos filmes ou desenhos que assistimos. Ficamos satisfeitos quando descobrimos algo novo, seja através de recursos formais ou informais. E quando falamos em educação logo nos referimos à aprendizagem e sabemos da sua importância em nossas vidas, mas será que estamos dando o estímulo necessário para que nossos alunos consigam aprender com vontade e êxito?


Hoje temos uma facilidade imensa para buscarmos o conhecimento, a tecnologia está cada vez mais avançada e interessante, os nossos alunos cada vez mais envolvidos nesse mundo. E a escola será que só conseguirá atingir seus alunos através da tecnologia?

Digamos que a escola não poderá de forma alguma abrir mão desses recursos, mas não é apenas isso, não podemos esquecer o nosso foco que é o aluno, precisamos sim utilizar recursos, nos prepararmos muito enquanto professores, proporcionar aulas que prendam a atenção dos alunos, fazer com que os estes participem da construção do conhecimento. Precisamos, porém, sempre procurar caminhos para que o aluno consiga aprender, não usando os recursos por modismo ou porque a maioria das escolas está utilizando, mas porque acreditamos que podemos oferecer alternativas para tornar a aprendizagem mais eficiente.

Precisamos ficar atentos aos alunos que apresentam dificuldades em sala de aula, acreditar que eles também conseguem aprender, muitas vezes precisamos encontrar formas diferenciadas para facilitar essa aprendizagem. Lembrando da citação do livro Ser professor e Dirigir Professores, reforçamos a nossa ideia em Educação:
  • “Educar é humanizar; é crer e confiar no ser humano, e é estar disposto, permanentemente, engrandecer em todos, e em cada um de nossos alunos, a globalidade de suas possibilidades, isto é, aumentar neles o potencial de inteligência, de sensibilidade, de solidariedade e de ternura que se esconde em sua humanidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares