sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

FUNÇÕES DO TUTOR

Funções do Tutor em EaD (Um texto Colaborativo em Wiki)

Organizador:
Prof Marcos Mendes
Autores:
.Francesco Marino
.Francisco Xavier
.Ocilene Monteiro Cantidio
.Patricia Amanajás Rodrigues
.Raul Ramos
.Ricardo Marinho
.Rilde Guimarães
.Roberto Resende
.Ronivaldo Beckmann
.Wanda Borges


FUNÇÕES DO PROFESSOR EM EAD

A atuação do docente em EAD é bastante ampla, dada a grande dimensão do curso à distância (sistematizada, orientada, avaliada, mediada, dentre outras). Segundo Moore e Kearsley (2008), as funções do referido educador se desdobra em Ensino, progresso do Aluno, apoio ao aluno e avaliação.

1. ENSINO. Função importante no momento de decidir exatamente o que vai ser ministrado no curso, a fim de que possa ter um bom acompanhamento e segurança nas respostas dadas aos alunos, e não deixar que o andamento da linha de pensamento de seus alunos sai do foco que o professor direcionou, orientando cada vez melhor o seu processo de avaliação.

A função do ensino é de responsabilidade do docente, uma vez que este tem de acompanhá-lo no seu aprendizado, intervir quando necessário e sanar as suas possíveis dúvidas.

O Ensino denota que o professor em EaD deve elaborar conteúdos para o curso , supervisionar e ser moderador nas discussões, supervisionar os projetos individuais ou em grupos de seus orientados.

Nessa função o professor deve fazer a ligação entre a instituição e o aluno, acompanhando o processo para enriquecê-lo com seus conhecimentos e experiências. Deve possuir várias características, entre elas: ser capaz de uma boa comunicação; possuir uma clara concepção de aprendizagem; dominar bem o conteúdo; facilitar a construção do conhecimento, através da reflexão, intercâmbio de experiências e informações; estabelecer relações empáticas com o aluno; buscar as filosofias como base para seu ato de educar. Diante dessas qualidades como planejador, pedagogo e comunicador, o professor em EAD também deve produzir os materiais, selecionar os meios mais adequados para sua multiplicação, e manter uma avaliação permanente a fim de aperfeiçoar o próprio sistema. E, além disso, esse docente deve prever as possíveis dificuldades, buscando se antecipar aos alunos na sua solução.

Nesta função o professor virtual não se diferencia muito do professor presencial com relação ao ato de elaborar, planejar e supervisionar o ensino desenvolvido no curso.

2. PROGRESSO DO ALUNO: trata do objetivo do ensino que é a compreensão, então os alunos devem ter atuação ativa na apropriação de suas idéias, por sua vez o professor não pode simplesmente passar uma mensagem padronizada, mas sim adaptar diretrizes gerais para atender a seus alunos em particular, deve ainda ser capaz de mudar o foco e o ritmo cotidianamente a fim de manter o intenso engajamento que a compreensão requer.

Neste momento é importante que o professor tutor avalie o desempenho e a evolução dos discentes nas realizações de suas atividades. Dê sempre o retorno das correções das atividades e oriente mais de uma vez ser necessário os trabalhos solicitados.

O Progresso do Aluno evidencia dar notas as tarefas dos alunos, proporcionar feed back sobre o progresso e evoluções dos mesmos, manter os registros dos alunos, ajuda-los a gerenciar seus estudos e principalmente motivá-los constantemente.

Nessa segunda função em que ele já possui a habilidade de planejar, acompanhar e avaliar atividades, bem como motivar o aluno para o estudo, ele deve também ser capaz de lidar com quadro de alunos heterogêneos os quais possuem atributos psicológicos e éticos diferenciados como: maturidade emocional, empatia com os alunos, habilidade de mediar questões, liderança, cordialidade e, especialmente, a capacidade de interagir tornando-se um facilitador no processo ensino-aprendizagem. O professor em EAD deve conduzir o grupo de alunos de maneira mais livre, permitindo aos alunos explorar o material do curso a ele relacionado, sem restrição. O docente pode trazer assuntos gerais para serem lidos e comentados, além de fazer perguntas visando a estimular o pensamento crítico sobre o assunto discutido. É importante nessa etapa que o professor comente adequadamente as mensagens dos alunos, as quais servirão para estimular debates superiores. É nesse momento que o professor deve atuar como animador, tentando motivar seus alunos e explorarem o material mais profundamente do que o fariam na sala de aula presencial.

Destarte, este item trata da avaliação e do acompanhamento do professor em relação ao progresso educacional do aluno, bem como, a necessária intervenção nas dificuldades apresentadas visando sua efetiva superação.

3. APOIO AO ALUNO: nesse processo todo de construção do conhecimento jamais o aluno deve se sentir sozinho, desamparo ou solitário durante o curso. Os recados de incentivos e de lembretes direcionados aos discentes são de fundamental importância para a diminuição ou extinção da evasão na educação à distância.

O apoio ao Aluno objetiva que o professor deve responder e encaminhar as questões administrativas, técnicas e aconselhamentos diante a administração da instituição de ensino onde o aluno está matriculado em algum curso.

Nessa função o docente dever mostrar as normas referentes ao agendamento do curso, ao seu ritmo, aos objetivos a serem traçados, à elaboração de regras e à tomadas de decisões. Deve ser um administrador do estudo, explicando aos discentes o começo do curso, o plano de ensino, as diretrizes e o código de normas de comportamento que deve ser seguido. É nesse espaço interativo que o professor deve ser um esclarecedor de dúvidas e gerenciador das atividades promovidas; ajudar o aluno a compreender os materiais do curso através das discussões e explicações; responder ás questões sobre a instituição; ajudar os alunos a planejarem seus trabalhos; fornecer informações por telefone e e-mail e etc; atualizar informações sobre o progresso dos estudantes e servir de intermediário entre a instituição e os alunos.

Neste caso, trata-se de orientar o aluno sobre o curso e o ambiente virtual, reforçando sua integração com as questões técnicas e administrativas a fim de proporcionar-lhes apóio amplo.

4. AVALIAÇÃO: Durante o término de qualquer atividade pedagógica deve-se levantar os pontos positivos e negativos, requisitar dos discentes uma auto-avaliaçào de seu desempenho e da proposta do curso em si.

A Avaliação, denota que o professor deverá avaliar a eficácia do curso como um todo, analisando se as propostas educacionais propostas no curso foram alcançadas e se as competências planejadas foram desenvolvidas de forma dinâmica e eficaz.

E como complemento das funções do professor em EAD, tem-se esta, onde ele tem que mostrar os objetivos e competências do curso, além de fazer o gerenciamento referente à forma que todas as atividades do curso devem ser desenvolvidas de forma que sejam eficientes no nível administrativo. Este domínio está relacionado diretamente ao papel do professor e compreende as competências relacionadas à organização pedagógica do curso e gerenciamento das ações dos cursos, administração de discussões e trabalhos em grupo, regras e expectativas do curso e avaliação (nota, conceito e presença).

Nesta fase a função do professor diagnosticará todas as ações pedagógicas desenvolvidas no curso e sua aplicabilidade no progresso educacional do aluno.


CONCLUSÃO

O professor controlador, uma figura pós revolução industrial, que repassava o conhecimento já elabora do por ele, está totalmente ultrapassado. O professor hoje, pós revolução tecnológica, é o que propõe problemas, redireciona a rota, indica bibliografia, propicia o compartilhamento de informações para que os alunos construam seu conhecimento. Hoje, o mais importante é a construção coletiva do conhecimento, a troca de saberes, de forma que todos terminem uma disciplina no mesmo nível, com o mesmo grau de conhecimento e habilidades. (Resende, 2008)

Este texto foi uma aglutinação de idéias, oriundas dos trabalhos individuais dos autores. Por se tratar de um trabalho de avaliação, não foram feitas alterações nos textos, preferindo deixar o conteúdo original de cada cursista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares