quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

EDUCADORES INOVADORES

Preparando autores para o mundo digital
Um dos desafios do professor é acompanhar o envolvimento dos alunos com o mundo digital e ir além: usar estes recursos para tornar suas aulas mais próximas da forma como os alunos se motivam para aprender.
Atualmente, há um novo perfil de usuários da internet. De meros consumidores de informações disponíveis na rede, tornaram-se também construtores, criadores e divulgadores de conteúdo. Hoje, todos nós podemos produzir materiais e depois compartilhá-los na internet.

Esta é a web 2.0, ou seja, uma web mais participativa e construída pelos usuários. E ela pode ser combinada com os parâmetros curriculares estabelecidos no país, que pretende formar alunos autônomos, participativos e pesquisadores.
As oficinas pedagógicas deste Programa, prontas para serem aplicadas nas escolas, propõem atividades desafiadoras, que contribuirão para valorizar as diversas potencialidades dos alunos, tornando-os autores e fortalecendo a colaboração e a construção de conhecimento.

Centros de tecnologia nas escolas
Os temas e recursos escolhidos para o professor aplicar com seus alunos foram cuidadosamente pensados para o desenvolvimento de atividades que possam ser facilmente integradas ao currículo comum ou aos projetos extra-curriculares desenvolvidos na escola. São quatro oficinas que mobilizam habilidades diversas dos alunos, na pesquisa, escrita, produção e colaboração, e incorporam dicas e orientação para o uso de ferramentas tecnologicas: Redes sociais (Facebook), Campanha de divulgação (PowerPoint), Transformando informações em conhecimento (Blogs) e Histórias digitais (Movie Maker).
As oficinas propõem o uso do laboratório de informática como um centro de tecnologia, onde projetos multimídia possam ser criados, apresentações serem realizadas, e projetos de colaboração com o uso da internet se tornem rotina.
Apoio aos projetos didáticos
As oficinas foram criadas para ajudar os professores a incrementar suas aulas, levando em consideração as possibilidades de articulação do conhecimento. Assim, em cada oficina, há um roteiro dirigido às atividades que os alunos devem desempenhar e orientações ao trabalho do professor.
Os recursos foram pensados inclusive para ajudar os docentes a enfrentar as dúvidas mais comuns na hora de preparar o material usando as ferramentas tecnológicas. Um passo a passo ao final do material ajuda o professor a desenvolver junto aos alunos atividades educativas, lançando mão de alguns softwares que na maioria das vezes estão disponíveis nos computadores das escolas ou na internet, tais como, Movie Maker, PowerPoint, ferramentas de pesquisa na web, Facebook, Windows Live e Live writer.
Autoria e participação
O prazer de criar e interagir na web, que tanto estimula os alunos a passarem horas plugados na rede, é um dos motivadores para a utilização deste programa. Com as oficinas os alunos aliam sua capacidade de interagir à construção de conhecimentos e formação técnica no uso de ferramentas, o que lhes permite voos mais altos e o exercício de sua criatividade de forma produtiva. Além disso, a ênfase no trabalho colaborativo contribui para melhorar os relacionamentos entre colegas. Os conteúdos atuais e contextualizados à realidade, preparam os jovens para a cidadania responsável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares