Publicado em 20/07/2010 - 15:36 | Janice Mendes
Resumo
Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, a Educação a Distância se beneficiou. Novas alternativas para geração do conhecimento contribuíram no processo pedagógico entre professor e aluno. As fontes eletrônicas de informação trazem possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem. O artigo analisa o Trabalho Docente, a partir da crescente utilização tecnológica para essa modalidade de ensino. A inserção da tecnologia no âmbito educacional implica sobre o processo do Trabalho Docente, o papel do professor assume uma posição diferenciada do ensino convencional. Com todo esse avanço, o ato de ensinar e aprender torna-se mais complexo, o que demanda uma segmentação na atividade docente no ensino a Distância. Nesse novo contexto, a função do professor na Educação a Distância precisa ser investigada e melhor compreendida, frente às mudanças tecnológicas que se impõem para essa modalidade. Realiza-se uma reflexão sobre o Trabalho Docente no contexto da Educação a Distância, busca-se compreender questões como: Estariam surgindo novas configurações para o Trabalho Docente na modalidade a Distância? Em que consiste o Trabalho Docente mediado pela tecnologia? Como se organizam as atividades pedagógicas atribuída a esse docente?
Palavras-Chave: Educação a Distância. Trabalho Docente. Mediação Tecnológica.
Introdução
Por muito tempo a EaD teve como característica o material impresso e distribuído por correspondência. Zamlutti em seus estudos, aponta como instituições pioneiras no Brasil, o Instituto Monitor
[1] a partir de 1939 e o Instituto Universal Brasileiro
[2] a partir de 1941 (2006, p. 58).
O ensino a distância surgiu em virtude das necessidades sociais, e visavam atender as demandas do ensino convencional e o acesso aos diversos níveis de ensino. Com a proposta de democratização do ensino, o Brasil estabeleceu a implantação de sistemas provisórios, caracterizado pelo crescimento educacional, que segundo Nogueira (2003, p. 150) algumas experiências resultaram em fracasso.
Tendo em vista a grande utilização da tecnologia presente na Educação a Distância, o Trabalho Docente passa a desenvolver atividades fragmentas, seja elas em tutoria, na elaboração do material didático ou até mesmo na administração acadêmica. Nesse sentido faz-se necessário a utilização de saberes específicos, de acordo com cada área do conhecimento.
A atividade do professor mediada pela tecnologia apresenta-se, nesse contexto, como um desafio, mesmo sendo uma modalidade de ensino onde a autonomia do aluno predomina e o professor exerce atividades de orientação, percebe-se que o aluno ainda depende dos recursos do professor, caracterizando-se como figura essencial nesse processo.