terça-feira, 29 de março de 2011

Orkut, MSN e Twitter podem gerar tecnoestresse
29/ Março 2011
Evelyn Eisentein, diretora do Centro de Estudos Integrados da Infância, explica que o excesso de conectividade a que crianças e adolescentes são expostos pode atrapalhar o rendimento escolar. Quando a internet atrapalha as atividades de rotina e as interações sociais do adolescente. Ele pode estar sofrendo de tecnoestresse.
O termo é novo, surgiu após observações da nova geração, que parece não se desligar das tecnologias. É utilizado quando o uso excessivo de internet causa baixo rendimento escolar, insônia, dores no corpo e agressividade ao ficar longe do computador
Nos consultórios pediátricos pais reclamam que os filhos não estudam. “Ficam o tempo todo na internet, inclusive na hora de dormir”. Por não dormir direito, a sonolência em sala de aula impede a concentração.
Outro malefício do uso excessivo da internet é o vocabulário utilizado em sites de relacionamento. Não é “naum”, Cadê você, se transformou em “KDVC”, em outros exemplos. Essa maneira tão simplificada de se comunicar atrapalha na hora em que os alunos devem redigir uma redação. Os trabalhos escolares também sofreram por causa da internet. O número de plágio aumentou consideravelmente nos últimos anos. Os alunos querem terminar o trabalho rapidamente, para sobrar mais tempo para momentos de lazer, e muitas vezes não aproveitam o conteúdo do trabalho.
A solução para tantos malefícios causados pela internet, entretanto, não é proibir o uso. Segundo Evelyn, o ideal é impor limites.
 
Fonte: Portal Universidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares