terça-feira, 22 de março de 2011

BULLYING

1. o Que é bullying?
O
comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem
de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais
comportamentos não apresentam motivações específi cas ou justifi cáveis. Em última instância, signifi ca dizer que, de forma “natural”, os mais fortes
utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.
bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado para qualifi car
2. Quais são as formas de bullying? normalmente, existem mais meninos ou meninas Que cometem bullying?
As formas de
• Verbal (insultar, ofender, falar mal, colocar apelidos pejorativos, “zoar”)
• Física e material (bater, empurrar, beliscar, roubar, furtar ou destruir pertences da vítima)
• Psicológica e moral (humilhar, excluir, discriminar, chantagear, intimidar, difamar)
• Sexual (abusar, violentar, assediar, insinuar)
• Virtual ou
Estudos revelam um pequeno predomínio dos meninos sobre as meninas. No entanto, por serem mais agressivos e utilizarem a força física, as
atitudes dos meninos são mais visíveis. Já as meninas costumam praticar
Podem, com isso, passar despercebidas, tanto na escola quanto no ambiente doméstico.
bullying são:Cyberbullying (bullying realizado por meio de ferramentas tecnológicas: celulares, fi lmadoras, internet etc.)bullying mais na base de intrigas, fofocas e isolamento das colegas.
3. existe alguma forma de bullying Que seja mais maléfica? o cyberbullying é pior do Que o bullying tradicional?
Uma das formas mais agressivas de
ocorrem por meio de ferramentas tecnológicas como celulares, fi lmadoras, máquinas fotográfi cas, internet e seus recursos (e-mails, sites de
relacionamentos, vídeos). Além de a propagação das difamações ser praticamente instantânea o efeito multiplicador do sofrimento das vítimas
é imensurável. O
de perversidade também se valem do anonimato e, sem nenhum constrangimento, atingem a vítima da forma mais vil possível. Traumas e
consequências advindos do
bullying, que ganha cada vez mais espaços sem fronteiras é o cyberbullying ou bullying virtual. Os ataquescyberbullying extrapola, em muito, os muros das escolas e expõe a vítima ao escárnio público. Os praticantes desse modobullying virtual são dramáticos.
4. Qual o critério adotado pelos agressores para a escolHa da vítima?
Os bullies (agressores) escolhem os alunos que estão em franca desigualdade de poder, seja por situação socioeconômica, situação de idade,
de porte físico ou até porque numericamente estão desfavoráveis. Além disso, as vítimas, de forma geral, já apresentam algo que destoa do grupo
(são tímidas, introspectivas, nerds, muito magras; são de credo, raça ou orientação sexual diferente etc.). Este fato por si só já as torna pessoas
com baixa autoestima e, portanto, são mais vulneráveis aos ofensores. Não há justifi cativas plausíveis para a escolha, mas certamente os alvos são
aqueles que não conseguem fazer frente às agressões sofridas.
5. Quais as principais raZÕes Que levam os jovens a serem os agressores?
É muito importante que os responsáveis pelos processos educacionais identifi quem com qual tipo de agressor estão lidando, uma vez que
existem motivações diferenciadas:
1.
Muitos se comportam assim por uma nítida falta de limites em seus processos educacionais no contexto familiar.
2.
Tais agressores procuram nas ações egoístas e maldosas um meio de adquirir poder e status, e reproduzem os modelos domésticos na
sociedade.
Outros carecem de um modelo de educação que seja capaz de associar a autorrealização com atitudes socialmente produtivas e solidárias.
3.
doenças na família etc. A violência praticada por esses jovens é um fato novo em seu modo de agir e, portanto, circunstancial.
Existem ainda aqueles que vivenciam difi culdades momentâneas, como a separação traumática dos pais, ausência de recursos fi nanceiros,
4.
transgressão como base estrutural de suas personalidades. Falta-lhes o sentimento essencial para o exercício do altruísmo: a empatia.
E, por fim, nos deparamos com a minoria dos opressores, porém a mais perversa. Trata-se de crianças ou adolescentes que apresentam a
6. Quais são os principais problemas que uma vítima de
bullying pode enfrentar na escola e ao longo da vida?
As consequências são as mais variadas possíveis e dependem muito de cada indivíduo, da sua estrutura, de vivências, de predisposição genética,
da forma e da intensidade das agressões. No entanto, todas as vítimas, sem exceção, sofrem com os ataques de
proporção). Muitas levarão marcas profundas provenientes das agressões para a vida adulta, e necessitarão de apoio psiquiátrico e/ou psicológico
para a superação do problema.
Os problemas mais comuns são: desinteresse pela escola; problemas psicossomáticos; problemas comportamentais e psíquicos como transtorno
do pânico, depressão, anorexia e bulimia, fobia escolar, fobia social, ansiedade generalizada, entre outros. O
problemas preexistentes, devido ao tempo prolongado de estresse a que a vítima é submetida. Em casos mais graves, podem-se observar quadros
de esquizofrenia, homicídio e suicídio.
bullying (em maior ou menorbullying também pode agravar
7. C omo perceber quando uma criança ou adolescente está sofrendo
desses jovens?
bullying? Qual o comportamento típico
As informações sobre o comportamento das vítimas devem incluir os diversos ambientes que elas frequentam. Nos casos de
fundamental que os pais e os profissionais da escola atentem especialmente para os seguintes sinais:
bullying é
Na Escola:
No recreio encontram-se isoladas do grupo, ou perto de alguns adultos que possam protegê-las; na sala de aula apresentam postura retraída,
faltas frequentes às aulas, mostram-se comumente tristes, deprimidas ou aflitas; nos jogos ou atividades em grupo sempre são as últimas a serem
escolhidas ou são excluídas; aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares; e em casos mais dramáticos apresentam
hematomas, arranhões, cortes, roupas danificadas ou rasgadas.
Em Casa:
Frequentemente se queixam de dores de cabeça, enjoo, dor de estômago, tonturas, vômitos, perda de apetite, insônia. Todos esses sintomas
tendem a ser mais intensos no período que antecede o horário de as vítimas entrarem na escola. Mudanças frequentes e intensas de estado de
humor, com explosões repentinas de irritação ou raiva. Geralmente elas não têm amigos ou, quando têm são bem poucos; existe uma escassez de
telefonemas, e-mails, torpedos, convites para festas, passeios ou viagens com o grupo escolar. Passam a gastar mais dinheiro do que o habitual
na cantina ou com a compra de objetos diversos com o intuito de presentear os outros. Apresentam diversas desculpas (inclusive doenças físicas)
para faltar às aulas.
8. E o contrário? O que se pode notar no comportamento de um praticante de bullying?
Na escola os bullies (agressores) fazem brincadeiras de mau gosto, gozações, colocam apelidos pejorativos, difamam, ameaçam, constrangem
e menosprezam alguns alunos. Furtam ou roubam dinheiro, lanches e pertences de outros estudantes. Costumam ser populares na escola e estão
sempre enturmados. Divertem-se à custa do sofrimento alheio.
No ambiente doméstico, mantêm atitudes desafiadoras e agressivas em relação aos familiares. São arrogantes no agir,no falar e no vestir,
demonstrando superioridade. Manipulam pessoas para se safar das confusões em que se envolveram. Costumam voltar da escola com objetos ou
dinheiro que não possuíam. Muitos agressores mentem, de forma convincente, e negam as reclamações da escola, dos irmãos ou dos empregados
domésticos.
9. O fenômeno bullying começa em casa?
Muitas vezes o fenômeno começa em casa. Entretanto, para que os filhos possam ser mais empáticos e possam agir com respeito ao próximo, é
necessário primeiro a revisão do que ocorre dentro de casa. Os pais, muitas vezes, não questionam suas próprias condutas e valores, eximindo-se
da responsabilidade de educadores. O exemplo dentro de casa é fundamental. O ensinamento de ética, solidariedade e altruísmo inicia ainda no
berço e se estende para o âmbito escolar, onde as crianças e adolescentes passarão grande parte do seu tempo.
10. O bullying existe mais nas escolas públicas ou nas particulares?
O
que pareça os estudos apontam para uma postura mais efetiva contra o
padronizada perante os casos (acionamento dos Conselhos Tutelares, Delegacias da Criança e do Adolescente etc.).
bullying existe em todas as escolas, o grande diferencial entre elas é a postura que cada uma tomará frente aos casos de bullying. Por incrívelbullying entre as escolas públicas, que já contam com uma orientação mais
11. O aluno vítima de bullying normalmente conta aos pais e professores o que está acontecendo?
As vítimas de
aos pais. Agem assim, dominadas pela falsa crença de que essa postura é capaz de evitar possíveis retaliações dos agressores e por acreditarem
que, ao sofrerem sozinhos e calados, pouparão seus pais da decepção de ter um filho frágil, covarde e não popular na escola.
bullying se tornam reféns do jogo do poder instituído pelos agressores. Raramente elas pedem ajuda às autoridades escolares ou
12. Qual é o papel da escola para evitar o bullying escolar?
A escola é corresponsável nos casos de
maioria das vezes. A direção da escola (como autoridade máxima da instituição) deve acionar os pais, os Conselhos Tutelares, os órgãos de proteção
à criança e ao adolescente etc. Caso não o faça poderá ser responsabilizada por omissão. Em situações que envolvam atos infracionais (ou ilícitos) a
escola também tem o dever de fazer a ocorrência policial. Dessa forma, os fatos podem ser devidamente apurados pelas autoridades competentes
e os culpados responsabilizados. Tais procedimentos evitam a impunidade e inibem o crescimento da violência e da criminalidade infantojuvenil.
bullying, pois é lá onde os comportamentos agressivos e transgressores se evidenciam ou se agravam na
13. C omo é o bullying nas escolas brasileiras, em comparação a outras, dos Estados Unidos ou da Europa?
Alguma característica específica?
Em linhas gerais o
e onde a vida escolar faz parte do cotidiano dos jovens. Alguns países, no entanto, apresentam características peculiares na manifestação desse
fenômeno: nos EUA, o
os jovens americanos possuem de terem acesso as armas de fogo. Nos países da Europa, o
social a até da xenofobia. No Brasil, observam-se manifestações semelhantes às dos demais países, mas com peculiaridades locais: o uso de
violência com armas brancas ainda é maior que a exercida com armas de fogo, uma vez que o acesso a elas ainda é restrito a ambientes sociais
dominados pelo narcotráfico. A violência na forma de descriminação e segregação aparece mais em escolas particulares de alto poder aquisitivo,
onde os descendentes nordestinos, ainda que economicamente favorecidos, costumam sofrer discriminação em função de seus hábitos, sotaques
ou expressões idiomáticas típicas. Por esses aspectos é necessário sempre analisar, de maneira individualizada, todos os comportamentos de
bullying é um fenômeno universal e democrático, pois acontece em todas as partes do mundo onde existem relações humanasbullying tende a apresentar-se de forma mais grave com casos de homicídios coletivos, e isso se deve à infeliz facilidade quebullying tende a se manifestar na forma de segregação
bullying
violência entre estudantes.
, pois as suas formas diversas podem sinalizar com mais precisão as possíveis ações para a redução dessas variadas expressões da
14. Qual a influência da sociedade atual neste tipo de comportamento?
O individualismo, cultura dos tempos modernos, propiciou essa prática, em que o ter é muito mais valorizado que o ser, com distorções absurdas
de valores éticos. Vive-se em tempos velozes, com grandes mudanças em todas as esferas sociais. Nesse contexto, a educação tanto no lar
quanto na escola se tornou rapidamente ultrapassada, confusa, sem parâmetros ou limites. Os pais passaram a ser permissivos em excesso e os
filhos cada vez mais exigentes, egocêntricos. As crianças tendem a se comportar em sociedade de acordo com os modelos domésticos. Muitos
deles não se preocupam com as regras sociais, não refletem sobre a necessidade delas no convívio coletivo e, nem sequer se preocupam com
as consequências dos seus atos transgressores. Cabe à sociedade como um todo transmitir às novas gerações valores educacionais mais éticos
e responsáveis. Afinal, são estes jovens que estão delineando o que a sociedade será daqui em diante. Auxiliá-los e conduzi-los na construção de
uma sociedade mais justa e menos violenta, é obrigação de todos.
15. C omo os pais e professores podem ajudar as vítimas de bullying a superar o sofrimento?
A identificação precoce do
sofrimento vivenciado na escola, por medo de represálias e por vergonha. A observação dos pais sobre o comportamento dos filhos é fundamental,
bem como o diálogo franco entre eles. Os pais não devem hesitar em buscar ajuda de profissionais da área de saúde mental, para que seus filhos
possam superar traumas e transtornos psíquicos.
Outro aspecto de valor inestimável é a percepção do talento inato desses jovens. Os adultos devem sempre estimulá-los e procurar métodos
eficazes para que essas habilidades possam resgatar sua autoestima, bem como construir sua identidade social na forma de uma cidadania plena
bullying pelos responsáveis (pais e professores) é de suma importância. As crianças normalmente não relatam o

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