quarta-feira, 30 de março de 2011

Prova vai detectar nível de alfabetização no início do ensino fundamental

Alunos matriculados no 4° ano do ensino fundamental participam nesta semana de uma nova avaliação que pretende detectar o nível de alfabetização das crianças que completaram os três primeiros anos desse nível de ensino. A Prova ABC é uma iniciativa do Movimento Todos pela Educação e do Instituto Paulo Montenegro, em parceria com a Fundação Cesgranrio e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

terça-feira, 29 de março de 2011

Uso de tecnologias assusta professores, diz pesquisa

 
Foto: stockxpert Zoom Alguns professores acreditam na autoeficácia no uso das novas tecnologias, como o computador. Alguns professores acreditam na autoeficácia no uso das novas tecnologias, como o computador.

Do Metro Campinas

tecnologia@eband.com.br

Uma pesquisa com 253 professores de ensino médio de escolas estaduais de Campinas revela que 85% dos docentes ainda não se percebem altamente confiantes para utilizar tecnologias no ensino, em situações que envolvam o uso da ferramenta com os estudantes.

O resultado é fruto da tese de doutorado feita na FE (Faculdade de Educação), realizada pela pedagoga Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga.

O estudo mostrou ainda que os professores com menos tempo de formação e de experiência docente têm uma crença mais alta de autoeficácia no uso das novas tecnologias, como o computador.

Entrevista: Drew Faust

'As universidades precisam formar sábios'

A reitora de Harvard diz que instituições devem resolver questões práticas, mas não podem ignorar a marca do próprio DNA: produzir conhecimento

Nathalia Goulart
Drew Gilpin Faust, reitora da Harvard University Drew Gilpin Faust, reitora da Harvard University (Fernando Cavalcanti)

Estresse infantil pode prejudicar desempenho escolar

Os pais de Aline* procuraram ajuda psiquiátrica quando a filha de 8 anos começou a tirar notas baixas na escola e a brigar constantemente com colegas da aula e com a irmã mais nova. A irritabilidade da menina chegou a um ponto tão alto que ela passou a confrontar também a babá e a professora. Depois de algumas sessões de terapia, o problema foi identificado e o diagnóstico pegou os pais de surpresa. Aline estava sofrendo de estresse, uma doença que tem se tornado cada vez mais comum em crianças pequenas.

HARVARD

Estadão.edu
Harvard está de olho em você. E, sim, você pode estudar lá, parafraseando Barack Obama – que, por sinal, cursou Direito na universidade. A reitora da tradicional instituição americana, Drew Faust, visitou São Paulo na semana passada. Veio conversar com acadêmicos, empresários e estudantes. Para os alunos, deixou uma mensagem clara: “Queremos abrir as portas para os melhores estudantes, quaisquer que sejam seu passaporte e situação social. Não deixamos que o aspecto financeiro seja uma barreira.”
Hélvio Romero/AE

EM BUSCA DE TALENTOS BRASILEIROS

Estadão.edu
A reitora de Harvard, Drew Faust, deixou as portas abertas para ampliar o intercâmbio com instituições brasileiras em sua visita a São Paulo. Simpática, disse ter ficado impressionada com o tamanho da cidade.
Hélvio Romero/AE
Hélvio Romero/AE
'O escritório de Harvard no Brasil tem ido extremamente bem'
Qual sua impressão inicial sobre São Paulo?
Durante anos ouvi falar de São Paulo e de como ela é grande. Mas, do avião, você vê a extensão da cidade. É dramático.

Pedro Demo fala aos professores de Seropédica sobre tecnologia e novas formas de aprender

Juliana Carvalho

No dia 3 de março, o professor emérito da UnB e pós-doutor em educação Pedro Demo esteve na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para falar especialmente aos professores do município de Seropédica. Dadas a importância e a abrangência do trabalho do professor, a palestra foi aberta também à comunidade acadêmica. Essa conferência fez parte de um conjunto de atividades programadas pela Secretaria de Educação para a formação continuada de diretores e professores da rede pública do município em parceria com o Decanato de Graduação da UFRRJ.
O título da palestra foi "Conhecimento, aprendizagem e tecnologias", e, dentro desse tema, o professor falou sobre sociedade do conhecimento, o desafio de aprender no século XXI, ambientes virtuais, o papel do professor... Foi um momento de rico aprendizado.
Orkut, MSN e Twitter podem gerar tecnoestresse
29/ Março 2011
Evelyn Eisentein, diretora do Centro de Estudos Integrados da Infância, explica que o excesso de conectividade a que crianças e adolescentes são expostos pode atrapalhar o rendimento escolar. Quando a internet atrapalha as atividades de rotina e as interações sociais do adolescente. Ele pode estar sofrendo de tecnoestresse.
O termo é novo, surgiu após observações da nova geração, que parece não se desligar das tecnologias. É utilizado quando o uso excessivo de internet causa baixo rendimento escolar, insônia, dores no corpo e agressividade ao ficar longe do computador
Nos consultórios pediátricos pais reclamam que os filhos não estudam. “Ficam o tempo todo na internet, inclusive na hora de dormir”. Por não dormir direito, a sonolência em sala de aula impede a concentração.
"A boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor." (Padre Antônio Vieira)
29/03/2011 - 14h33

Brasil está se tornando potência científica, diz relatório

Um relatório divulgado na Grã-Bretanha indica que o Brasil e outros países emergentes, liderados pela China, estão despontando como grandes potências na área de produção de estudos científicos, capazes de rivalizar com países que têm tradição nessa área, como os Estados Unidos, nações da Europa Ocidental e o Japão.
De acordo com o estudo feito pela Royal Society, a academia nacional de ciência britânica, São Paulo subiu para do 38º para o 17º lugar na lista de cidades com mais publicações científicas no mundo, o que “reflete o rápido crescimento da atividade científica brasileira”.
29/03/2011 - 11h40

Países fortes em pesquisa científica perdem para emergentes

DA REUTERS
Países tradicionalmente fortes em pesquisa científica, caso dos Estados Unidos, Japão e nações europeias, estão perdendo seus postos para os emergentes, entre eles o Brasil, e outras nações que até então não se destacavam nessa área.
Apresentado nesta segunda-feira, o levantamento foi feito a pedido da Royal Society, a academia nacional de ciência britânica.
"O cenário científico está mudando. A Ciência está crescendo e surgem novos jogadores", comenta Llewellyn Smith, presidente do grupo responsável pela coleta de dados.
Segundo Smith, entre 2002 e 2007, os investimentos em pesquisa científica cresceram cerca de 45%, mas nos países em desenvolvimento esse percentual beirou os 100%, principalmente na China.

segunda-feira, 28 de março de 2011

27/03/2011 08h00 - Atualizado em 28/03/2011 10h52

País não tem lei federal específica para o combate ao bullying

Projeto de lei tramita em comissão de educação do Senado.
Alguns estados e municípios aprovaram leis sobre o tema.

Do G1, em São Paulo e Belo Horizonte
O Brasil não tem uma lei federal sobre o combate ao bullying. Um projeto de lei propõe que as ações de combate ao bullying sejam detalhadas na Lei de Direitrizes e Bases da Educação. O projeto aguarda votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A proposta, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF) quer incluir entre as incumbências dos estabelecimentos de ensino a promoção de ambiente escolar seguro e a adoção de estratégias de prevenção e combate a intimidações e agressões.
Alguns estados e municípios, no entanto, adotaram leis de combate ao bullying. O Rio Grande do Sul teve a lei que prevê políticas públicas contra o bullying nas escolas estaduais e privadas de ensino básico e de educação infantil sancionada no ano passado. A lei não prevê punições aos estudantes, apenas ações educacionais.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Universalização da educação infantil: solução ou armadilha?

"Os ganhos para o país com a eliminação do analfabetismo serão muito maiores do que aqueles oriundos da universalização da pré-escola. Essa é a batalha que temos à nossa frente. Admitir distrações é quase um crime"

Veja

28/03/2011 16:24

Texto
Gustavo Ioschpe
Foto: Mila Saasramoinen/Getty Images
Foto: Pré-escola na Suécia: lá funciona porque todos os outros problemas educacionais foram resolvidos também

Pré-escola na Suécia: lá funciona porque todos os outros problemas educacionais foram resolvidos também

Os últimos anos têm visto o florescimento de uma vasta literatura científica, multidisciplinar, que demonstra o incrível poder que os primeiros anos de vida de uma pessoa têm na determinação de uma série de fatores - da saúde à riqueza - de sua idade adulta. À medida que a pesquisa avança, nota-se que a idade para o surgimento de características importantes vai retrocedendo: sabe-se hoje que eventos da vida intrauterina têm impactos que perduram até a morte.
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." (Cora Coralina)
"Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)

Blogs são ótimas ferramentas para expressar opinião


É possível ainda lucrar com o domínio e vender anúncios


sexta-feira, 25 de março de 2011 às 9:4h
Tamanho da fonte:
  Diminuir fonte Aumentar fonte
Compartilhar Facebook Twitter Linkedin Google Buz

Uma das ferramentas dos blogs é a possibilidade de consultar quantas pessoas visitou a sua página
Uma das ferramentas dos blogs é a possibilidade de consultar quantas pessoas visitou a sua página
Expressar a opinião, por meio de palavras, por mais polêmico que seja o assunto é preciso ter conhecimento sobre o assunto, afinal não dá pra falar bobeira. Mas quando o assunto é polêmico algumas pessoas refletem sobre qual o meio de comunicação será postado ou divulgado as informações. Uma das ferramentas mais comuns são os blogs. As páginas podem ser uma aliada importante, seja para um profissional liberal, estudante ou recém-formado que deseja colocar as ideias.
Educação: Qual é o real termômetro?Educadora fala sobre o resultado do ranking Times Higher Education, em que o Brasil ficou fora do grupo das 100 instituições com melhor reputação no mundo. Leia mais.
       
Para muita gente, o Times Higher Education, ranking produzido por um veículo de comunicação do Reino Unido, trouxe uma má notícia sobre o ensino superior brasileiro.
Segundo o ranking, nenhuma de nossas universidades pertence ao seleto grupo das 100 instituições com melhor reputação no mundo.

O mesmo não acontece com os demais países que compõem o Bric (Rússia, Índia e China), que conseguiram ser representados.

quarta-feira, 23 de março de 2011

REVISTA CIRANDA DA INCLUSÃO

ARTIGOS BASTANTE INTERESSANTES SOBRE INCLUSÃO,DEFICIÊNCIAS,EDUCAÇÃO....ASSINEM! VALE A PENA! DIRECIONADA PARA EDUCADORES.

PROFESSORES DA REDEBÁSICA TERÃO ACESSO A BOLSAS DE MESTRADO

Foi publicado na terça-feira, no Diário Oficial da União, que os professores da educação básica poderão ter bolsas de mestrado. O anúncio havia sido feito na segunda-feira pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.
Os educadores que conseguirem a bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação.
Fernando Haddad afirmou que a medida tem como objetivo estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos.

Pós-doutorado em educação é oferecido pela USP


O grupo de estudos Programas Especiais de Formação de Professores, Educação a Distância e Escolarização, da Universidade de São Paulo (USP), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), oferece três bolsas de pós-doutorado. O valor da bolsa é de R$ 5.028,90 mensais. A duração do projeto será de 12 meses. As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros.
Os selecionados deverão pesquisar sobre os seguintes temas: novos modelos de formação de professores em serviço em países da América Latina (séries iniciais do EF) – duas bolsas; e o trabalho docente nos diferentes modelos criados na América Latina para formação de professores em serviço (séries iniciais do EF) – uma bolsa.
O candidato deve ter título de doutor na área e tema proposto; se houver vínculo empregatício, comprovar a concordância da instituição em conceder afastamento sem vencimentos.
Para a inscrição, é necessário apresentar currículo atualizado, carta de recomendação, carta contendo breve relato de sua experiência e objetivo de carreira. Os documentos devem ser enviados em formato PDF, até o dia 31 de março de 2011, para a Dra. Marilene Proença, no e-mail mprdsouz@usp.br

terça-feira, 22 de março de 2011

Sustentabilidade

Série de planos de aula sobre água

Água
Planeta Sustentável

Confira um programa completo de sequências didáticas sobre água e meio ambiente para serem trabalhadas nas aulas de Ciências de 1º a 9º ano. As aulas foram produzidas em parceria com o Planeta Sustentável e têm como objetivo discutir com os alunos temas como oferta de água, consumo consciente e geração de energia.

BULLYING

1. o Que é bullying?
O
comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem
de forma intencional e repetitiva contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas. Tais
comportamentos não apresentam motivações específi cas ou justifi cáveis. Em última instância, signifi ca dizer que, de forma “natural”, os mais fortes
utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão, prazer e poder, com o intuito de maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar suas vítimas.

Você sabe identificar se o seu filho sofre bullying?


No final da semana passada Casey Heynes, um menino australiano de 15 anos, virou a sensação na internet por reagir a uma agressão caracterizada como bullying.
Casey, apelidado de Zangief Kid, versão ‘criança’ do lutador de vídeo game da série Street Fighter, teve seus minutos de fama, recebendo milhares de mensagens de apoio no mundo inteiro, em suma, parabenizando o garoto pela reação e/ou se identificando com a forma de tratamento que ele recebeu.
O garoto chegou a dar entrevista na televisão e contou como as constantes agressões na escola o fizeram ter pensamentos suicidas e o que passou até explodir e reagir.

Professores da educação básica terão bolsas de mestrado

O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou ontem, 21, que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica.

Publicada hoje no Diário Oficial da União, a portaria que cria a Bolsa de Formação Continuada determina que o auxílio seja concedido para docentes matriculados em cursos de educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – sistema integrado de universidades públicas que oferece cursos de nível superior a distância.

Universidades americanas oferecem cursos online gratuitos; Conheça

22/03/2011
Universia Brasil reúne dez instituições dos Estados Unidos que disponibilizam gratuitamente o conteúdo de seus programas na web. Há opões em diversas áreas do conhecimento

Mais |


Já pensou em estudar em uma universidade no exterior sem sair do Brasil? Essa é uma das novidades propiciadas pela tecnologia no campo da educação. Há muitas instituições americanas inclusive que estão abertas a essa inovação e oferecem cursos online gratuitos em diversas áreas do conhecimento para profissionais graduados ou não. São disponíveis anotações sobre as aulas, áudios de palestras, vídeos, entre outros artefatos para quem quer ter uma formação internacional. Conheça 10 universidades dos Estados Unidos que mantêm o conteúdo de seus programas acadêmicos na web e aproveite!

Educação na mídia

 
22 de março de 2011

Índios aprendem nas universidades como ser professor nas aldeias

Ministério da Educação investe na capacitação de indígenas; Federal de Santa Catarina quer qualificar e incentivar atuação política

Fernanda Nogueira
Do G1, em Florianópolis
Apesar das dificuldades que enfrentam na aldeia para ensinar, professores da aldeia Kuriy (Pé de Pinheiro), na cidade catarinense de Biguaçu, fazem parte de um grupo de 120 índios que começaram um curso superior na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em fevereiro.

O curso, chamado licenciatura intercultural indígena do sul da mata atlântica, tem como objetivo melhorar a formação dos professores e torná-los mais ativos, principalmente nas questões ambientais e fundiárias. O vestibular teve 400 inscritos.
Esse é o 22º curso do tipo no país. Um total de 20 universidades federais oferece licenciaturas específicas para indígenas e outra está em fase de elaboração da proposta pedagógica, com cerca de 3.000 vagas no total. Pelo modelo do programa, a instituição se responsabiliza pelas aulas e o governo federal arca com os cursos com hospedagem e alimentação dos índios. O investimento por aluno a cada ano é de R$ 4 mil, de acordo com o ministério.

sábado, 12 de março de 2011

Educação na mídia

 
09 de março de 2011

Opinião: O desafio da sala de aula

''Os alunos não querem super-homens, nem enciclopédias ambulantes, mas profissionais que saibam motivá-los ao conhecimento, que os façam pensar'', diz Valmor Bolan

* VALMOR BOLAN
Menos profissionais estão procurando a sala de aula, segundo pesquisas recentes, especialmente do ensino fundamental e médio. Ser professor está ficando uma profissão cada vez mais desvalorizada socialmente, primeiramente pelos baixos salários, pelo estresse de ter de enfrentar uma sala de aula muitas vezes com um número elevado de alunos, com acústica precária, e problemas constantes de disciplina.

Postagens populares