segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

I ENCONTRO NACIONAL DE TUTORES DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

O I Encontro Nacional de Tutores da Educação a Distância é promovido pela  Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância - ANATED, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, que sediará o evento no dia 21 de março de 2011, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Para os que não puderem se deslocar poderão acompanhar ao vivo pela internet, por meio de inscrição online.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Notícias

Secretaria de Educação de Palmas seleciona profissionais

28/01/11 18h43

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), selecionará por meio de edital, prestadores de serviços para atuarem como Instrutores de Artes Visuais, Educação Musical, Coral, Teatro, Dança, Artes Marciais e Xadrez. As atividades realizadas pelos prestadores serão desenvolvidas conforme demanda das Escolas de Educação Integral.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Educação e inclusão de estudantes com deficiência: ano velho ou ano novo?

Lúcio Carvalho *
A universalização do atendimento escolar, preconizada como a segunda grande diretriz do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, enviado ao Congresso Nacional em fins de dezembro (15/12) pelo ministro do MEC, Fernando Haddad, enfrenta desde já um importante desafio pelo menos no que se refere à educação especial.

Jon Maddog Hall ressalta papel do educador dentro da cultura digital

por Por Giulliana Bianconi
24 JANEIRO 2011
 
Na quarta edição da Campus Party Brasil, que aconteceu entre 17 e 23 de janeiro em São Paulo, era fácil identificar por onde andava Jon Maddog Hall, o diretor-executivo da Linux International e ícone do software livre. Não somente pela inconfundível barba branca, mas pelos constantes flashes das máquinas fotográficas que o seguiam e pelo aglomerado de geeks que se formava à sua volta quando ele caminhava pela área livre dos campuseiros. Sim, o senhor que há mais de 40 anos se dedica à causa do software livre é um ídolo para o público do evento, e daqueles cheio de carisma.

 Estudo: bilinguismo melhora atenção e memória
24 de janeiro de 2011 • 16h42


 
A Escola Canadense Maple Bear, com unidades em São Paulo, aposta no bilinguismo. Estudo aponta que bilíngues possuem melhor atenção e memória. Foto: Maple Bear/Divulgação A Escola Canadense Maple Bear, com unidades em São Paulo, aposta no bilinguismo. Estudo aponta que bilíngues possuem melhor atenção e memória.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

EDUCAÇÃO MEDICALIZADA

Medicalização não é solução para enfrentar os problemas de aprendizagem, apontam especialistas
Notas baixas, dificuldades na leitura e na escrita, desatenção em sala de aula. Situações como essas, comuns entre os escolares, muitas vezes estão associadas equivocadamente a problemas neurológicos ou psicológicos, não considerando, por exemplo, a má qualidade do ensino. Recorre-se, então, à medicalização, entendida como um processo que transforma, artificialmente, questões não médicas em problemas médicos. Para discutir essas e outras considerações afins, especialistas do Brasil e do exterior se reuniram de 11 a 13 de novembro durante o I Seminário Internacional "A Educação Medicalizada: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos", na Unip campus do Paraíso, em São Paulo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Educação na mídia

 
19 de janeiro de 2011

Opinião: Basta de trapalhadas com Enem

Confusões com o Enem somam quebra de sigilo de provas e de dados pessoais dos candidatos, questões anuladas e gabarito errado

Há dois anos o Ministério da Educação (MEC) tenta, sem sucesso, amenizar o pesadelo da juventude brasileira na hora do difícil ingresso numa universidade pública. A louvável intenção esbarra no despreparo, na falta de planejamento e de estrutura. Desde então, dois presidentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) deixaram os cargos.

O primeiro deles, o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP) Reynaldo Fernandes, chegou a vaticinar, em carta de despedida aos funcionários, que “tormentas não duram para sempre”, imaginando que logo o órgão estaria “navegando em águas mais calmas, podendo realizar com dignidade e competência sua importante missão”.Não foi o que se viu. Fernandes saiu em 2009, depois que a descoberta de fraude levou ao adiamento da prova do Exame Nacional do ensino médio (Enem).

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Modelo brasileiro de divulgação de dados de educação deveria ser copiado, diz 'Economist'

O modelo brasileiro de divulgação de dados sobre educação, que disponibiliza abertamente notas de cada escola, deveria ser copiado mundialmente. A sugestão é da revisa britânica The Economist.

A ideia é que a divulgação dos dados ajude a nortear políticas públicas de educação, como pode acontecer no Rio de Janeiro, segundo declarações do governador recém-empossado, Sérgio Cabral.

Ele declarou que tem como meta tirar o Rio de Janeiro da penúltima colocação do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e colocar o estado entre os cinco melhores nos próximos quatro anos. Para isso ele prevê oferecer bônus para professores e escolas com notas altas na prova e realizar provas seletivas para o cargo de diretor escolar, até então ocupado por indicação política.

Para ouvir o Capital Humano, clique aqui.



Os 100 mais da educação

Portal elege as principais ferramentas da internet direcionadas ao professor. Twitter lidera a lista que conta, ainda, com os famosos Facebook e YouTube.
Por: Thiago Camelo
Publicado em 18/01/2011 | Atualizado em 18/01/2011
Um mosaico com os seguidores do Twitter da 'Ciência Hoje'. A rede social foi eleita, por educadores de todo o mundo, a principal ferramenta de ensino disponível na internet. (foto: reprodução)
Não é de hoje que o Alô, Professor sai em defesa das ferramentas de ensino na internet e de como elas podem ajudar o professor a lapidar suas aulas.
Não à toa, um dos portais mais acessados sobre educação no mundo é o Centre for Learning & Performance Technologies (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Tecnológico, em português), página britânica especializada, justamente, em novas ferramentas de ensino disponíveis na internet.
Todo fim de ano, desde 2007, o centro aplica um amplo questionário a professores de todo o mundo com a pergunta: qual foi a ferramenta virtual mais importante do ano no campo do ensino?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA(COMO AJUDAR AS VÍTIMAS DO RJ)

Edição do dia 13/01/2011
12/01/2011 19h05 - Atualizado em 12/01/2011 19h05

Veja como ajudar as vítimas das chuvas na Região Serrana do Rio

Locais que já estão recebendo doações:
Cruz Vermelha - Praça da Cruz Vermelha, 10 – Centro do Rio.
Estão sendo arrecadados: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e banho e cobertores.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SAI SECRETARIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Você está em: Home > Noticiário > Bielschowsky deixa Secretaria de Educação a Distância

Bielschowsky deixa Secretaria de Educação a Distância

Paulo Chico
Em mensagem divulgada na tarde desta quinta, 6 de janeiro, Carlos Eduardo Bielschowsky confirmou que deixará o comando da Secretaria de Educação a Distância do MEC, cargo que ocupava desde maio de 2007. O professor, cujo substituto deve ser definido nos próximos dias, alegou ter tomado a decisão motivado por razões pessoais, como estabelecer maior convívio familiar. A expectativa é de que, de volta ao Rio de Janeiro, Bielschowsky retorne ao Cederj, consórcio de educação a distância que reúne as universidades públicas do estado. Isso, contudo, ainda não foi confirmado pelo educador, que é vinculado à UFRJ.

OS PROGRAMAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Atualmente a Secretaria de Educação a Distância (MEC) mantém 11 programas e ações que buscam apoiar o docente e o aluno na busca pelo saber.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ARTIGO PARA CONSULTA(AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM)

UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVAS: A BUSCA POR
UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
RESUMO
Por meio desse estudo, pretende-se apresentar indicações de como ambientes virtuais de
aprendizagem podem se tornar instrumentos capazes de garantir a aprendizagem
significativa, tendo como objetivos claros na utilização dos mesmos por parte de
instituições que oferecem educação a distância ou ensino

ESCOLAS VÃO ENSINAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O que as escolas vão ensinar sobre dinheiro
A educação financeira deverá entrar nos currículos da rede pública em 2012. O que as escolas precisam aprender até lá
Marcos Coronato

ARTIGO PARA CONSULTA(EAD E PROFISSIONAIS DA SAÚDE)

Titulo:
Educação a Distância
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da
Autores:
Maria Theresa Cerávolo LAGUNA-ABREU
1
Maria do Rosário Cerávolo LAGUNA
1
Uberaba (UNIUBE).Uberaba/MG
2Professora Doutora, Diretora do Curso de Biomedicina da Universidade de
2
de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP). São José do Rio Preto/SP
Professora Mestre em Educação, Supervisora de Ensino e Professora do Curso
Resumo:
inicial (FI) e de sua formação permanente (FP). A FI é efetivada nos cursos de
graduação e a FP é a que aprofunda os conhecimentos e complementa a formação e
esta tem se constituído um desafio. Este trabalho de revisão bibliográfica amplia a
reflexão e analise da possibilidade de aplicação da educação a distância (EAD) como
modalidade de ensino na FP de qualidade dos profissionais da saúde.

ARTIGO PARA CONSULTA(ESCOLA E INCLUSÃO DIGITAL)



ESCOLA E INCLUSÃO DIGITAL:DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE REDES DE SABERES E FAZERES.
HELENICE MARIA BARCELLOS BERGMANN
RESUMO:
professores, que atuavam como mediadores nos laboratórios de informática
das escolas públicas estaduais do Estado Espírito Santo e que integravam o
Programa de Informática Educativa – PROINFO e o Programa GESAC –
Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão. Procurou
cartografar alguns espaços de inclusão digital, centralizando a análise na
implementação e nos princípios orientadores do Programa GESAC e nos cursos
de capacitação para os administradores estaduais e regionais dos pontos de
presença. Procurou identificar o perfil, a atuação e os sentidos que os
professores mediadores atribuíam ao uso das tecnologias da comunicação e
informação na escola e as interações ocorridas no ambiente virtual de
capacitação do GESAC.

ARTIGO PARA CONSULTA(EAD)

A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE
APRENDIZAGEM
Roberto Carlos da Fonseca
Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação a Distância
RESUMO
O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de
interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos
cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes
virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades
desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas
relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de
Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa
bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o
entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com
efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem.

Postagens populares