segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SAI SECRETARIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

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Bielschowsky deixa Secretaria de Educação a Distância

Paulo Chico
Em mensagem divulgada na tarde desta quinta, 6 de janeiro, Carlos Eduardo Bielschowsky confirmou que deixará o comando da Secretaria de Educação a Distância do MEC, cargo que ocupava desde maio de 2007. O professor, cujo substituto deve ser definido nos próximos dias, alegou ter tomado a decisão motivado por razões pessoais, como estabelecer maior convívio familiar. A expectativa é de que, de volta ao Rio de Janeiro, Bielschowsky retorne ao Cederj, consórcio de educação a distância que reúne as universidades públicas do estado. Isso, contudo, ainda não foi confirmado pelo educador, que é vinculado à UFRJ.

OS PROGRAMAS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Atualmente a Secretaria de Educação a Distância (MEC) mantém 11 programas e ações que buscam apoiar o docente e o aluno na busca pelo saber.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ARTIGO PARA CONSULTA(AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM)

UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM – AVAS: A BUSCA POR
UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
RESUMO
Por meio desse estudo, pretende-se apresentar indicações de como ambientes virtuais de
aprendizagem podem se tornar instrumentos capazes de garantir a aprendizagem
significativa, tendo como objetivos claros na utilização dos mesmos por parte de
instituições que oferecem educação a distância ou ensino

ESCOLAS VÃO ENSINAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O que as escolas vão ensinar sobre dinheiro
A educação financeira deverá entrar nos currículos da rede pública em 2012. O que as escolas precisam aprender até lá
Marcos Coronato

ARTIGO PARA CONSULTA(EAD E PROFISSIONAIS DA SAÚDE)

Titulo:
Educação a Distância
Formação Permanente de profissionais da Saúde - Limites e Possibilidades da
Autores:
Maria Theresa Cerávolo LAGUNA-ABREU
1
Maria do Rosário Cerávolo LAGUNA
1
Uberaba (UNIUBE).Uberaba/MG
2Professora Doutora, Diretora do Curso de Biomedicina da Universidade de
2
de Pedagogia da Universidade Paulista (UNIP). São José do Rio Preto/SP
Professora Mestre em Educação, Supervisora de Ensino e Professora do Curso
Resumo:
inicial (FI) e de sua formação permanente (FP). A FI é efetivada nos cursos de
graduação e a FP é a que aprofunda os conhecimentos e complementa a formação e
esta tem se constituído um desafio. Este trabalho de revisão bibliográfica amplia a
reflexão e analise da possibilidade de aplicação da educação a distância (EAD) como
modalidade de ensino na FP de qualidade dos profissionais da saúde.

ARTIGO PARA CONSULTA(ESCOLA E INCLUSÃO DIGITAL)



ESCOLA E INCLUSÃO DIGITAL:DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE REDES DE SABERES E FAZERES.
HELENICE MARIA BARCELLOS BERGMANN
RESUMO:
professores, que atuavam como mediadores nos laboratórios de informática
das escolas públicas estaduais do Estado Espírito Santo e que integravam o
Programa de Informática Educativa – PROINFO e o Programa GESAC –
Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão. Procurou
cartografar alguns espaços de inclusão digital, centralizando a análise na
implementação e nos princípios orientadores do Programa GESAC e nos cursos
de capacitação para os administradores estaduais e regionais dos pontos de
presença. Procurou identificar o perfil, a atuação e os sentidos que os
professores mediadores atribuíam ao uso das tecnologias da comunicação e
informação na escola e as interações ocorridas no ambiente virtual de
capacitação do GESAC.

ARTIGO PARA CONSULTA(EAD)

A PRÁTICA DOCENTE A PARTIR DA INTERATIVIDADE NOS AMBIENTES VIRTUAIS DE
APRENDIZAGEM
Roberto Carlos da Fonseca
Especialista em Docência do Ensino Superior e Educação a Distância
RESUMO
O artigo ora apresentado objetiva avançar na discussão da relevância dos processos de
interação e na comprovação de sua efetividade na prática docente, notadamente nos
cursos que são desenvolvidos com o apoio e a intencionalidade do uso de ambientes
virtuais de aprendizagem (AVA), a atemporalidade e assincronia presentes nas atividades
desenvolvidas nestes cursos tornam-se fatores geradores de uma nova perspectiva nas
relações interpessoais desenvolvidas nos AVA, focados principalmente nas obras de
Pierre Lévy, Vani Maria Kenski e Marco Silva apoiado nos procedimentos de pesquisa
bibliográfica/documental-técnica, utilizados para o presente estudo permitiram o
entendimento dos cursos desenvolvidos na metodologia de Educação a Distância, com
efetiva utilização dos citados espaços de aprendizagem.

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