segunda-feira, 18 de abril de 2011

23 ESPECIALISTAS DEBATEM A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

15/04/2011
Futuro Eventos (Futuro Eventos)

1º EDUCATEC
(SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO)
23 ESPECIALISTAS DEBATEM A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
O uso da tecnologia e suas relações e implicações com o ensino – instituição, aluno e professor. Este é o contexto das palestras que fazem parte do 1º EDUCATEC - Seminário Internacional sobre Tecnologias para a Educação, que acontece concomitantemente com o 18º EDUCADOR e a 18ª EDUCAR, Feira Internacional de Educação. Os eventos serão realizados de 18 a 21 de maio, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes. O 1º EDUCATEC terá a participação de 23 especialistas.
David Thornburg (Estados Unidos), Lúcia Amante (Portugal) e Pedro Perinas Peco (Espanha) são os destaques internacionais das apresentações. O 1º EDUCATEC conta também com conceituados especialistas brasileiros, com longa e reconhecida atuação no segmento da tecnologia da educação.
A palestra de David Thornburg “Tecnologia? Piscou, Dançou!” traz uma visão atual sobre as relações entre professores, alunos e o ensino. Thornburg, um dos maiores especialistas mundiais neste setor, acredita que os professores deveriam usar mais a Wikipedia e que as crianças devem aprender a programar. O especialista também indica que os alunos devem ter seus próprios blogs e wikis. "Nós ensinamos as crianças a ler e esperamos que elas leiam depois por elas mesmas. Assim deveria ser com a linguagem de programação, oferecendo noções e depois verificar se as mesmas se interessam ou não. Mas isso só pode acontecer se as crianças tiverem acesso a essas ferramentas e à internet", diz o especialista americano, favorável também à inserção dos videogames na educação, aproximando-os com os conteúdo educativo. "É possível usar os videogames para ensinar história e até conceitos de administração de recursos naturais".
O espanhol Pedro Pernías Peco, da Universidade de Alicante (Espanha) participará de duas atividades distintas no 1º EDUCATEC. Individualmente, na palestra “Novas Formas da Web: Blogs, Wikis, Redes Sociais e Ambientes de Aprendizagem Personalizada”, e em um Talk Show intitulado “Se Não Está na Web, Não Existe! Tecnologias e Metodologias Inovadoras”, ao lado da professora Camile Hesketh, mestre em Educação pela PUC-PR, especialista em Leitura de Múltiplas Linguagens e Pedagoga formada pela mesma instituição.
Em "Se não está na web, não existe!", Pedro Peco explica a implantação e a criação de uma Pró-Reitoria específica para Novas Tecnologias na Universidade de Alicante, a primeira criada na Espanha. A iniciativa, dentro de uma universidade pequena e regional, revelou-se em um grande diferencial, criando posteriormente novas unidades como o laboratório de multimídia, o Campus Virtual e a Biblioteca Virtual. "Um dos mais importantes projetos desenvolvidos por nós foi a web institucional. E entre os principais fatores do sucesso dessa iniciativa esteve a participação direta, constante e ativa do próprio reitor da Universidade", explica o educador espanhol.
Outra presença internacional no 1º EDUCATEC será a da Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta de Portugal, Lúcia Amante. Como coordenadora de Licenciatura em Educação em regime de e-learning, no 1º EDUCATEC, Lúcia Amante irá falar sobre "O Lugar das Tecnologias Educacionais no Projeto Pedagógico". A educadora portuguesa participa ainda da Mesa de Debates sobre "Como as Tecnologias Aplicadas à Educação Podem Concorrer para a Construção de um Ambiente Verdadeiramente Pedagógico?". Esta Mesa de Debates terá coordenação do professor e cineasta Marcos Cordiolli, além da participação dos professores Rubem Saldanha, Luca Rischbieter e Luli Radfahrer.
Lúcia Amante colocará no centro de suas palestras a discussão sobre seus estudos em novos processos de socialização e de construção das identidades que emergem da utilização cotidiana pelos jovens dos meios digitais.
Site: http://www.blogger.com/

2 comentários:

  1. a experiencia que tive com meus alunos na sala de informática não foi muito boa. os alunos não concebiama ideia da atividade estar "dentro" do pc. foi um desastre. mesmo que antes eu tivesse feito um trabalho de "conscientização" e esplanei bastante o assunto, o resultado não foi bom. fomos para a sala de informática trabalhar funções do 2ºgrau e visualizar os graficos em cada caso....na ausencia do temo b, na ausencia do termo c...e assim fomos travando uma luta...quando o termo a é maior ou menor que zero...Não existiu experiencia seguinte com essa turma de 9º ano. já os do 6º ano, pude trabalhar o lúdico, usei a geometria espacial. foi melhor que a experiencia do 9º ano. com relação ao msn, ao orkut, e até mesmo hackear a conta dos colegas...por isso , sim , houve um grande interesse.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,
    texto maravilhoso.
    poderíamos fazer uma parceria?!
    temos algo em comum,
    visite o meu site:
    http://pedagogiadacultura.webnode.com.br
    dê a sua contribuição,
    será um grande prazer tê-la como parceira em prol à educação.

    att.
    Paulo Araujo

    ResponderExcluir

Postagens populares