sexta-feira, 19 de novembro de 2010

EDUCAÇÃO

O sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver. É ele que dá as ordens. A inteligência é um instrumento do corpo cuja função é ajudá-lo a viver.” (Rubem Alves)
"Estar atento significa estar disponível ao espanto. Sem espanto não há ciência, não há criação artística. O espanto é um momento do processo de pesquisa, de busca. Essa postura de abertura ao espanto é uma exigência fundamental ao educador e à educadora. [...] O espanto não é o medo que ele tem nem é coisa de ignorante. O espanto revela a busca do saber."(Paulo Freire)

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O PROFESSOR NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO(OUT/2010)


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Assim como o mundo tem se transformado rapidamente, as pessoas passaram a perceber a necessidade de acompanhar as mudanças do mundo e da Era da Informação.

Na educação, isso também acontece: a interação entre a escola e o “mundo real”, a busca tão esperada da contextualização dos conteúdos e temas curriculares, trabalhados numa perspectiva interdisciplinar e voltada ao preparo dos estudantes para assumirem suas posições na sociedade da informação. 
A internet, as tecnologias, redes sociais, não podem mais ficar fora do processo educacional. Isso tudo, se ainda não faz parte, em breve adentrará as casas mais humildes e as escolas mais isoladas, integrando comunidades, culturas, acesso às informações de forma instantânea e multilateral.
Trata-se de um processo de inclusão social e digital altamente democratizado, mas que traz consigo um paradoxo: quanto mais se usa, quanto mais informação da era digital em favor da democracia, mais imperativo e mais excludente o mundo se torna, para aqueles que não aderirem à aldeia global que o mundo digital trouxe às nossas vidas.

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