domingo, 26 de junho de 2011


PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

Elaine Studart Vieira

.AGENTES DE FORMAÇÃO

. A AÇÃO DO DOCENTE SE INTER-RELACIONAM.

DEFINIÇÃO DO PAPEL DOCENTE:

-DIMENSÃO PROFISSIONAL:EXIGÊNCIAS(ATUAÇÃO
PROFISSIONAL);IDENTIDADE PROFISSIONAL(EXERCÍCIO
PROFISSIONAL);NECESSIDADES DE FORMAÇÃO INICIAL E
PERMANENTE.

-DIMENSÃO PESSOAL:ENVOLVIMENTO E COMPROMISSO
PESSOAL;SITUAÇÕES PESSOAIS QUE OS
AFETAM(SEXO,IDADE...),PROBLEMAS DE ORDEM PESSOAL QUE COSTUMAM ACOMPANHAR O EXERCÍCIO PROFISSIONAL(ESTRESSE,DESMOTIVAÇÃO...);FONTES DE INSATISFAÇÃO E SATISFAÇÃO NO TRABALHO;A CARREIRA PROFISSIONAL.

-DIMENSÃO ADMINISTRATIVA:INCENTIVOS(CARGA HORÁRIA,OBRIGAÇÕES VINCULADAS AO EXERCÍCIO PROFISSIONAL).

.A CARREIRA DOCENTE É TANTO UMA QUESTÃO PROFISSIONAL COMO PESSOAL.

DIMENSÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

.COMO ENSINAR O CONTEÚDO QUE ESTÁ SOB SUA RESPONSABILIDADE.

.NOSSA IDENTIDADE É NO CONHECIMENTO SOBRE A ESPECIALIDADE.

.A SUA PRÁTICA (CONHECIMENTOS E SUAS CONDIÇÕES ESPECÍFICAS) E O DOMÍNIO CIENTÍFICO DA PRÓPRIA ESPECIALIDADE.

.A DOCÊNCIA IMPLICA DESAFIOS E EXIGÊNCIAS:CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS P/ EXERCÊ-LA ADEQUADAMENTE;É NECESSÁRIA A AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS E DAS HABILIDADES VINCULADOS À ATIVIDADE DOCENTE PARA MELHORAR SUA QUALIDADE.

.SER DOCENTE OU SER UM BOM DOCENTE É DIFERENTE (REQUER DIFERENTES CONHECIMENTOS E HABILIDADES)DE SER UM BOM PESQUISADOR OU UM BOM ADMINISTRADOR.

.O FATO DE TER UM ALTO NÍVEL DE EXCELÊNCIA COMO PESQUISADOR NÃO GARANTE QUE A PRÁTICA DOCENTE SEJA IGUALMENTE UM SUCESSO.

. A DOCÊNCIA EXIGE :CONHECIMENTOS E COMPETÊNCIAS PRÓPRIOS ,PREPARAÇÃO ESPECÍFICA ,REQUISITOS DE INGRESSO ,PLANO DE CARREIRA PROFISSIONAL...

A DOCÊNCIA COMO ATIVIDADE PROFISSIONAL

.ESTAMOS DIANTE DE UMA EXPRESSIVA TRANSFORMAÇÃO.

.USAMOS “DOCÊNCIA”PARA NOS REFERIR AO TRABALHO DOS PROFESSORES,MAS SOMOS CONSCIENTES DE QUE ELES DESEMPENHAM,NA REALIDADE ,UM CONJUNTO DE FUNÇÕES QUE ULTRAPASSA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.

.ATRIBUÍRAM-SE AOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS 3 FUNÇÕES:O ENSINO(OU DOCÊNCIA),A PESQUISA E A ADMINISTRAÇÃO.

.NOVAS FUNÇÕES AGREGAM-SE A ESTAS.

.A DOCÊNCIA DEIXOU DE SER PRIORIDADE DAS INSTITUIÇÕES E DOS PRÓPRIOS PROFESSORES.

.EXIGE COMPETÊNCIAS E CONHECIMENTOS VARIADOS EM QUE É NECESSÁRIO FORMAR.

.A DOCÊNCIA SOFREU IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES.A TRADICIONAL MISSÃO DO DOCENTE COMO TRANSMISSOR DE CONHECIMENTOS FICOU RELEGADA A SEGUNDO PLANO,DANDO ESPAÇO AO SEU PAPEL COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM DE SEUS ALUNOS .O ACESSO AO CONHECIMENTO PODE SER FEITO,HOJE EM DIA ,ATRAVÉS DOS MAIS DIVERSOS CAMINHOS(LIVROS,DOCUMENTOS E INTERNET...).A FACILIDADE DO ACESSO NÃO SUPÕE AUXÍLIO EM RELAÇÃO À ASSIMILAÇÃO E AO APROVEITAMENTO DESSE MATERIAL COM A PRÁTICA PROFISSIONAL.É JUSTAMENTE NESSA FUNÇÃO DA “APRENDIZAGEM”(FORMATIVA )QUE OS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DEVEM CENTRAR SUA AÇÃO.

.ENSINAR É UMA ARTE QUE SE APRENDE COM A PRÁTICA(VISÃO NÃO-PROFISSIONAL DO ENSINO,OU SEJA,NÃO É PRECISO SE PREPARAR P/ ISSO).

.O ENSINO É UMA ATIVIDADE QUE REQUER CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ,E FORMAÇÃO PERMANENTE,VISANDO ATUALIZAÇÃO  DE NOVOS CONTEÚDOS E NOVAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS.

.ISSO NÃO SIGNIFICA DIZER QUE A PRÁTICA NÃO SEJA NECESSÁRIA OU QUE NÃO APRENDAMOS COM ELA.A PRÁTICA CONSTITUI UMA FONTE DE CONHECIMENTO;PORÉM ,É INSUFICIENTE.

.CHEGAR A UM ENSINO EFETIVO É UMA TAREFA COMPLEXA E UM GRANDE DESAFIO SOCIAL,COM ALTAS EXIGÊNCIAS INTELECTUAIS;UMA SÉRIE DE HABILIDADES BÁSICAS QUE PODEM SER ADQUIRIDAS,MELHORADAS E AMPLIADAS POR MEIO DE UM PROCESSO DE FORMAÇÃO.

.ENSINAR É UMA TAREFA COMPLEXA QUE EXIGE UM CONHECIMENTO CONSISTENTE ACERCA DA DISCIPLINA OU
DAS SUAS ATIVIDADES,COMO OS ESTUDANTES APRENDEM ,O MODO COMO SERÃO CONDUZIDOS OS RECURSOS DO ENSINO.

.CONHECER BEM A PRÓPRIA DISCIPLINA É UMA CONDIÇÃO FUNDAMENTAL,ALÉM DE CONHECER OS CONTEÚDOS.

.OS DOCENTES DEVEM SER CAPAZES DE :

-ANALISAR E RESOLVER PROBLEMAS.
-ANALISAR UM TÓPICO ,DETALHÁ-LO ,ATÉ TORNÁ-LO COMPREENSÍVEL.
-OBSERVAR QUAL É A MELHOR MANEIRA DE SE APROXIMAR DOS CONTEÚDOS E DE ABORDÁ-LOS NAS CIRCUNSTÂNCIAS ATUAIS.
-SELECIONAR ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ADEQUADAS E OS RECURSOS QUE MAIOR IMPACTO POSSAM TER COMO FACILITADORES DA APRENDIZAGEM.
-ORGANIZAR AS IDÉIAS,A INFORMAÇÃO  E AS TAREFAS P/OS ESTUDANTES.

COMPETÊNCIAS QUE O DOCENTE DEVE TER:

-SABER IDENTIFICAR O QUE O ALUNO JÁ SABE.
-ESTABELECER UMA BOA COMUNICAÇÃO COM SEUS ALUNOS:DAR EXPLICAÇÕES CLARAS,MANTER UMA RELAÇÃO CORDIAL.
-SABER AGIR DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES E CARACTERÍSTICAS APRESENTADAS PELO GRUPO DE ESTUDANTES;ESTIMULÁ-LOS A APRENDER,A PENSAR E A TRABALHAR EM GRUPO;TRANSMITIR-LHES UMA PAIXÃO PELO CONHECIMENTO,PELO RIGOR CIENTÍFICO,PELA ATUALIZAÇÃO,...

COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS ATRIBUÍDAS AO PROF. UNIVERSITÁRIO COMPETENTE:

-ALTO NÍVEL DE CONHECIMENTO EM SUA DISCIPLINA.
-HABILIDADES COMUNICATIVAS(CLAREZA NA EXPOSIÇÃO ORAL OU ESCRITA DELES,MATERIAIS BEM ELABORADOS).
-ENVOLVIMENTO E COMPROMISSO COM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES:BUSCAR MEIO DE FACILITÁ-LA,ESTIMULAR O INTERESSE DELES,OFERECER-LHES POSSIBILIDADES DE UMA FORMAÇÃO COM ÊXITO,MOTIVÁ-LOS PARA TRABALHAR ARDUA//.
-INTERESSE E PREOCUPAÇÃO COM CADA UM DOS ESTUDANTES;SER ACESSÍVEL,TER ATITUDE POSITIVA,REFORÇAR POSITIVAMENTE OS ALUNOS.

.NOSSO COMPROMISSO É FAZER OU AO MENOS TENTAR COM QUE OS ALUNOS APRENDAM O QUE DESEJAMOS ENSINAR-LHES.
.O QUE SABEM E NÃO SABEM.
.O QUE SÃO CAPAZES DE APRENDER.
.OS CONTEÚDOS QUE SÃO ÚTEIS.
.OS MECANISMOS P/ UMA APRENDIZAGEM EFETIVA.

.A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE REFERE-SE AOS ALUNOS E COMO VAMOS AGIR P/ QUE APRENDAM,O QUE PRETENDEMOS ENSINAR-LHES.

FUNÇÃO FORMATIVA DO PROFESSOR

.O QUE DE FATO SE ESPERA DE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO?

-DESENVOLVIMENTO GLOBAL DA PESSOA,MATURIDADE E COMPROMISSO SOCIAL E ÉTICO.

.BONS FORMADORES DEVEM ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO E A MATURIDADE DE SEUS ESTUDANTES,FAZÊ-LOS PESSOAS MAIS CULTAS,MAIS COMPLETAS SOB O PONTO DE VISTA PESSOAL E SOCIAL.

.SOMOS FORMADORES E FACILITADORES OU APENAS PROFS. QUALIFICADOS?O QUE OS ESTUDANTES ESPERAM DE NÓS?
-A MASSIFICAÇÃO REDUZIU E EMPOBRECEU O CONTATO ENTRE PROFS .E ALUNOS,ATÉ MESMO DEVIDO ATÉ MESMO AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO(AMPLIOU-SE UMA DISTÂNCIA ENTRE PROF. E ALUNO).

.NÓS PROFS.DEVEMOS:

-LEVAR PAIXÃO PELO CONHECIMENTO ;PELO RIGOR.
-TER PERSEVERANÇA.
-CAPACIDADE DE RESISTÊNCIA À FRUSTRAÇÃO.
-SELECIONAR OS TIPOS DE CONTEÚDO.
-ABORDAR OS CONTEÚDOS CONVENIENTE//.
-FICAR ATENTOS A METODOLOGIA EMPREGADA E AS EXIGÊNCIAS GERADAS P/ APROVAÇÃO.
-TER VISÃO INTERDISCIPLINAR DOS PROBLEMAS.
-FORMAÇÃO CONTÍNUA.
-TER SENSIBILIDADE COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
-BUSCAR SEMPRE DIVERSIFICAR AS FONTES DE CONSULTA P/ ESTUDOS E TRABALHOS.
-DAR AO ALUNO UMA MENTALIDADE QUESTIONADORA.
-LEVAR A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E DA DOCUMENTAÇÃO.
-A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM GRUPO.
-SABER COMBINAR TEORIA E PRÁTICA.
-FAZER USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS.
-REALIZAR PLANEJAMENTOS E AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO TRABALHO.

DILEMAS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS

.O INDIVIDUALISMO DOCENTE  É UM DOS OBSTÁCULOS QUE IMPEDEM O CRESCIMENTO DA QUALIDADE DO ENSINO UNIVERSITÁRIO.

.É FUNDAMENTAL QUE OS PROFS.DE UNIVERSIDADE PESQUISEM,SEM DEIXAR A DOCÊNCIA À MARGEM.

.ELAS SÃO DUAS FORÇAS QUE DIRIGEM A CAMINHOS OPOSTOS(PESQUISA E DOCÊNCIA).

.PODE-SE SER UM BOM PROF.SEM TER UMA DEDICAÇÃO QUASE EXCLUSIVA À PESQUISA.

.O PROBLEMA ATUAL DAS PROPOSTAS INOVADORAS RELATIVAS À QUALIFICAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA É QUE SÃO POUCO RENTÁVEIS P/ OS PROFS.

.A NOVA ORIENTAÇÃO PROFISSIONALIZANTE QUE O ENSINO UNIVERSITÁRIO ADOTOU REFORÇO A PASSAGEM P/ A ESPECIALIZAÇÃO.

.O IMPORTANTE É BUSCAR ESSE EQUILÍBRIO NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFS.

ENSINO/APRENDIZAGEM

.O QUE NOS FAZ SER BONS PROFS,ENSINAR BEM OU FORMAR BONS ALUNOS?(PREOCUPAÇÃO CENTRAL DOS PROFS.)
.ATÉ ONDE CHEGA NOSSO TRABALHO?
.ATÉ ONDE CHEGA NOSSA RESPONSABILIDADE COMO DOCENTES E ONDE COMEÇA A RESPONSABILIDADE DOS ESTUDANTES?
.COMO CONSEGUIMOS EQUILIBRAR  OS CONTEÚDOS COM A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?

-DEVEMOS COMO PROFS.PROPICIAR,FACILITAR,ACOMPANHAR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
-SER BOM PROF.É SABER ENSINAR BEM(DOMINAR OS CONTEÚDOS E SABER EXPLICÁ-LOS CLARA//.A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DEPENDE DE ALGUMAS VARIÁVEIS:MOTIVAÇÃO,CAPACIDADE ,TEMPO DEDICADO AO ESTUDO,ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM(ESTAS ESTÃO FORA DE CONTROLE DOS DOCENTES).
-ENSINAR NÃO É SÓ MOSTRAR ,EXPLICAR ,ARGUMENTAR OS CONTEÚDOS,ETC...
-ENVOLVE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE SE DESENVOLVE EM UM CONTEXTO DETERMINADO,SOBRE CERTOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS,JUNTO A UM GRUPO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS PARTICULARES.

.O BOM ENSINO UNIVERSITÁRIO CARACTERIZA-SE POR:

-COMPARTILHAR COM OS ESTUDANTES SEU AMOR PELOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA.
-FAZER COM QUE O MATERIAL ENSINADO SEJA ESTIMULANTE E INTERESSANTE.
-FACILIDADE DE CONTATO COM OS ESTUDANTES E BUSCAR SEU NÍVEL DE COMPREENSÃO.
-EXPLICAR O MATERIAL DE UMA MANEIRA CLARA.
-DEMONSTRAÇÃO DE INTERESSE E RESPEITO PELOS ESTUDANTES.
-ESTIMULAR A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES.CAPACIDADE DE IMPROVISAR E DE SE ADAPTAR ÀS NOVAS DEMANDAS.
-USO DE MÉTODOS DE ENSINO E TAREFAS ACADÊMICAS QUE EXIJAM DOS ESTUDANTES O ENVOLVIMENTO ATIVO NA APRENDIZAGEM.
-MÉTODOS DE AVALIAÇÃO COMPARATIVOS.
-VISÃO CENTRADA NOS CONCEITOS- CHAVE DOS TEMAS.
-FEEDBACK AOS ESTUDANTES SOBRE SEUS TRABALHOS.
-HÁ NECESSIDADE DE QUE OS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS ASSUMAM SUA PRÓPRIA RESPONSABILIDADE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM(A QUESTÃO É SABER EXPLICAR ,COM BOM SENSO;NÃO OFERECER MENOS APOIO QUE O NECESSÁRIO NEM MAIS DO QUE O SUFICIENTE).

NOVOS PARÂMETROS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE

.VALORES:

-RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL
-COLABORAÇÃO
-REFLEXÃO
-SENSO DE PERTENCER À INSTITUIÇÃO
-SENSIBILIDADE
-CRIATIVIDADE
-ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO
-DESENVOLVIMENTO PESSOAL

REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA

.REFLETIR(É DOCUMENTAR A PRÓPRIA ATUAÇÃO,AVALIÁ-LA OU AUTO-AVALIÁ-LA ).

TRABALHO EM EQUIPE E COOPERAÇÃO

.TRABALHO COLETIVO

ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

.ATRAVÉS DA IDENTIDADE PROFISSIONAL É QUE SE BUSCA NELA UMA FORMAÇÃO ORIENTADA P/ O EMPREGO.

.O PERFIL ATUAL DOS PROFS.SERIA MAIS ADEQUADO SE OS SEUS ESTUDANTES TIVESSEM DE RECEBER UMA FORMAÇÃO ORIENTADA P/ A PESQUISA OU P/ O DESENVOLVIMENTO DE UMA CARREIRA ACADÊMICA.

.CONTINUA FALTANDO ESSA INTEGRAÇÃO CLARA ENTRE EXERCÍCIO DA PROFISSÃO E DA DOCÊNCIA.EX:PROFS. DE MEDICINA,QUE COMBINAM A DOCÊNCIA C/ O TRABALHO PROFISSIONAL.

ENSINO PLANEJADO A PARTIR DA APRENDIZAGEM E DA DIDÁTICA

.O ELO ENTRE ENSINAR E APRENDER(APRESENTAR A INFORMAÇÃO,EXPLICÁ-LA,PROPOR ATIVIDADES ,AVALIAR)P/ A APRENDIZAGEM(ORGANIZAR O PROCESSO P/ QUE OS ESTUDANTES POSSAM TER ACESSO AO NOVO CONHECIMENTO PROPOSTO,DESENVOLVER ORIENTAÇÕES E RECURSOS QUE OS AJUDEM,ACOMPANHAR SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM).

RECUPERAÇÃO DA DIMENSÃO ÉTICA DE NOSSA PROFISSÃO

.A ÉTICA TÊM UM PERFIL NEBULOSO E INDEFINÍVEL.

.NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE ,SOBRE A DOCÊNCIA ,SE PROJETA TAMBÉM ,COM UM NÍVEL DE EXIGÊNCIA CADA VEZ MAIS ENFATIZADO,A ÉTICA INDIVIDUAL DE PROFESSORES.

.A PROFISSÃO DOCENTE TAMBÉM PRECISA DE SEU PRÓPRIO CÓDIGO DE ÉTICA.

.ASPECTOS COMUNS:DEVERES EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES,À PROFISSÃO,AOS OUTROS PROFS.,À INSTITUIÇÃO ONDE SE TRABALHA,À SOCIEDADE.

.O COMPROMISSO COM VALORES HUMANOS FUNDAMENTAIS COMO HONESTIDADE,A INTEGRIDADE,O RESPEITO AOS OUTROS,ETC...

.IMPARCIALIDADE,USO ADEQUADO DE INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA,ETC...

.A ÉTICA NÃO PODE FICAR À MARGEM DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES E DO APRIMORAMENTO DA QUALIDADE DE SUAS ATIVIDADES.

DIMENSÃO PESSOAL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

.SATISFAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL,E CARREIRA DOCENTE.

SATIFAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

.QTO MENOS CAUSAS DE INSATISFAÇÃO EXISTAM NO ENSINO,MAIOR SERÁ A SATISFAÇÃO DOS PROFS.

.LEVANDO P/ A PRÁTICA PROFISSIONAL,ISSO SIGNIFICARIA QUE,P/ QUE OS PROFS.ESTEJAM SATISFEITOS E TENHAM UM BOM DESEMPENHO,É PRECISO MELHORAR SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

.MENOR INSATISFAÇÃO É IGUAL A MAIOR SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO P/ O TRABALHO.

.A MELHORA DA SATISFAÇÃO VIRÁ PELA MELHORA NAS RELAÇÕES QUE OS SUJEITOS MANTÊM COM SEU TRABALHO.

.OS ITENS P/ SATISFAÇÃO:

-RESPONSABILIDADE NOS PROCESSOS E AUTONOMIA PESSOAL NA TOMADA DE DECISÕES.
-FACILITAR O DOMÍNIO DE NOVAS HABILIDADES RELACIONADAS AO TRABALHO A SER DESENVOLVIDO.
-CRESCIMENTO PESSOAL EM NÍVEL PROFISSIONAL.
-TER MAIOR CONHECIMENTO DO PRÓPRIO TRABALHO.
-TER SUCESSO.
-VISÃO PROFISSIONAL DO TRABALHO A SER REALIZADO.

.O ENSINO DE QUALIDADE É AQUELE QUE É CAPAZ DE DAR UMA RESPOSTA EFETIVA SEJA ÀS NECESSIDADES DOS DOCENTES,SEJA ÀS DOS ESTUDANTES.

CARREIRA DOCENTE

.A CARREIRA DOCENTE APRESENTA-SE SOB 2 PERSPECTIVAS DISTINTAS:
-STATUS PROFISSIONAL(CARREIRA ACADÊMICA) E A PLENITUDE PROFISSIONAL(CARREIRA PROFISSIONAL).
-RECONHECIMENTO INSTITUCIONAL E SALÁRIO.
-AUTO-ESTIMA E IDENTIDADE PROFISSIONAL.

.COM RELAÇÃO A CARREIRA DOCENTE,PODERÍAMOS CONCLUIR:
-A TESE DE DOUTORADO FOI SE GENERALIZANDO,COMO BASE DE INCORPORAÇÃO À CARREIRA DOCENTE.
-OS MECANISMOS BÁSICOS DA PROMOÇÃO ESTÃO VINCULADOS À PRODUTIVIDADE CIENTÍFICA DOS PROFS.
-A QUESTÃO DOCENTE É O PONTO QUE FALTA DA CARREIRA DOCENTE.
-TRABALHOS CIENTÍFICOS(INCLUINDO AS TESES DE DOUTORADO).
-UM DOS PROBLEMAS IMPORTANTES DA VIDA PROFISSIONAL DOS DOCENTES,CONSIDERA QUE SE FORMAR ,MELHORAR COMO PROFISSIONAL E APRENDER A ENSINAR SÃO QUESTÕES QUE DEPENDEM DE CADA PROFESSOR.NÃO HÁ UM ACOMPANHAMENTO E APOIO AOS PROFS.QUE INICIAM SUA CARREIRA DOCENTE.

.O CONTEXTO PESSOAL INCLUI ASPECTOS COMO A FAMÍLIA(EXPERIÊNCIA DE VIDA,AS CRISES E MOMENTOS NEGATIVOS,A DISPOSIÇÃO PESSOAL,OS INTERESSES PESSOAIS  E OS CICLOS DE VIDA).

.O AMBIENTE ORGANIZACIONAL EXERCE TAMBÉM UMA FORTE INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS.

.ALGUNS ELEMENTOS IMPORTANTES:

-LEGISLAÇÃO
-O ESTILO DE DIREÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO.
-CONFIANÇA SOCIAL.
-EXPECTATIVAS SOCIAIS.
-ORGANIZAÇÕES PROFISSIONAIS.
-OS SINDICATOS.

.DESENVOLVIMENTO SIGNIFICA IR CRESCENDO COM  RACIONALIDADE(SABER O QUE SE FAZ E POR QUE SE FAZ),EM ESPECIALIDADE E EM EFICÁCIA.

DIMENSÃO PROFISSIONAL DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO

.A QUETÃO PROFISSIONAL REFERE-SE AOS DIREITOS E DEVERES DOS PROFS. COMO TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA OU PRIVADA.

.REINVINDICAÇÕES.

.MELHORAS SALARIAIS.

.MELHORAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

.POLÍTICAS CLARAS P/ ESTABILIDADE E PROMOÇÃO DOS PROFS.

.ALGUNS PONTOS IMPORTANTES:

-NOVO PERFIL PROFISSIONAL QUE INCORPORE ÀS COMPETÊNCIAS TRADICIONAIS(CAPACIDADE DE PESQUISA E DE ENSINO).
-ALTO DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA INTERNET.
-HABILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO EM EQUIPE E NA DIREÇÃO DE PROJETOS.
-AMPLO CAMPO DE MÉTODOS PEDAGÓGICOS.
-HABILIDADES DE ASSESSORAMENTO.
-MANTER RELAÇÕES E HABILIDADES LINGUÍSTICAS.
-PROGRAMAS DE ACOMPANHAMENTO(FORMAÇÃO DE APRENDIZES);FAZ PARTE DO PERÍODO DE EXPERIÊNCIA.
-O DESENVOLVIMENTO PESSOAL,COMBINANDO AS NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DA INSTITUIÇÃO COM AS NECESSIDADES E COM OS INTERESSES PESSOAIS DE FORMAÇÃO.
-A IDÉIA DE APRENDIZAGEM CONTÍNUA(FORMAÇÃO CONTINUADA) É PERFEITAMENTE APLICÁVEL AOS ACADÊMICOS.

Referência:
Zabalza,Miguel A.
      O ensino universitário:seu cenário e seus protagonistas/Miguel A.Zabalza;trad.Ernani Rosa.-Porto Alegre:Artmed,2004.


Elaine Studart Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares