quarta-feira, 20 de abril de 2011

INTERNET DESPERTA PARA O PRAZER DE LER

A internet é capaz de despertar o interesse pela leitura?
Sim. Os jovens leem e escrevem muito na internet, abrindo um canal para a leitura de livros no papel. Infelizmente, as pessoas têm o hábito de querer substituir e não somar. Quando surgiu a TV, disseram que era o fim do rádio e do cinema. E com o passar do tempo o que vemos foi que a televisão é mais um recurso para o entretenimento das pessoas.
O jovem está lendo mais?
O jovem de hoje lê muito mais do que o jovem de décadas passadas. Ele iniciou o hábito com a internet de forma motivadora, sem imposição. No passado, a leitura era imposta de forma punitiva. Aquele que não soubesse falar sobre determinado clássico tiraria nota baixa. Ele era obrigado a ler os livros que o professor indicava, normalmente clássicos com linguagem erudita, se deparando com inúmeras palavras que não conhecia, gerando uma “repulsa” pela leitura em geral. Agora, o jovem lê toda a coleção do Harry Potter sem que ninguém precise mandar.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

23 ESPECIALISTAS DEBATEM A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

15/04/2011
Futuro Eventos (Futuro Eventos)

1º EDUCATEC
(SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO)
23 ESPECIALISTAS DEBATEM A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
O uso da tecnologia e suas relações e implicações com o ensino – instituição, aluno e professor. Este é o contexto das palestras que fazem parte do 1º EDUCATEC - Seminário Internacional sobre Tecnologias para a Educação, que acontece concomitantemente com o 18º EDUCADOR e a 18ª EDUCAR, Feira Internacional de Educação. Os eventos serão realizados de 18 a 21 de maio, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes. O 1º EDUCATEC terá a participação de 23 especialistas.
David Thornburg (Estados Unidos), Lúcia Amante (Portugal) e Pedro Perinas Peco (Espanha) são os destaques internacionais das apresentações. O 1º EDUCATEC conta também com conceituados especialistas brasileiros, com longa e reconhecida atuação no segmento da tecnologia da educação.

Como usar tecnologia para promover mais estudo entre os alunos

18/04/2011
Jornal Virtual (Revista Profissão Mestre)
"Cuidado com o que se diz aos alunos na web!", alerta a doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e palestrante do 18º Educador/Educar, Betina Von Staa. Confira na íntegra o artigo publicado pelo Jornal Virtual da revista Profissão Mestre.
Como usar tecnologia para promover mais estudo entre os alunos
Já virou lugar-comum afirmar que os jovens de hoje são hiperconectados, que vivem online e que estão sempre com seus amigos na rede. Os professores, muitas vezes, sentem-se acuados, acreditando que vivem em um mundo à parte dos alunos, no qual não conseguem entrar. Ou, por outro lado, tentam se relacionar com seus alunos nas redes sociais (como Orkut e Facebook) ou por comunicadores instantâneos (MSN e Skype, entre outros), para se aproximarem mais dos alunos.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Afinal, pra que livros?

Marcelo Carneiro da Cunha
De São Paulo


"Livros nos tornam melhores", defende escritor, que reivindica
mais bibliotecas no País (foto: Getty Images)
Estimadíssimos leitores, fui a Belo Horizonte e voltei, com escala no aeroporto de Confins, que como o nome diz, fica em lugar algum. Lá, participei do evento Beagalê, em um debate sobre o filme do meu livro, Antes que o Mundo Acabe, junto com Eduardo Moreira, do ótimo grupo Galpão e que atua no filme. Para uma platéia atenta pude explicar o que eu sei do filme e o que autores pensam de atores: a gente se esforça pra criar a história e quem acaba no Castelo de Caras, sempre, são eles. Em outro momento do mesmo evento participei de um debate sobre a literatura e o seu espaço nesse mundo pop em que todos, menos o Bolsonaro, vivemos.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Conheça 24 aplicativos gratuitos que podem ajudar nos estudos e pesquisas

13/04/2011
Reunimos os melhores aplicativos gratuitos que prometem ajudar você na hora de estudar, compartilhar documentos e pesquisar. Confira a lista!

Mais |

 
Crédito: Reprodução
No Google Docs é possível guardar, dividir e editar documentos online
O BibMe permite que os estudantes citem fontes e criem bibliografias em um minuto

 
Nos dias de hoje só paga por tecnologia quem quer. A Universia Brasil, a maior rede Iberoamericana de colaboração universitária presente em 23 países, reuniu 24 aplicativos gratuitos e programas de computador úteis para criar e compartilhar documentos, pesquisar, escrever e estudar:
 
» Saiba o que é preciso para trabalhar no Google
» Universia Livros: Mais de 200 livros para baixar grátis
» Siga o Universia Brasil no Twitter

UMA DAS ETAPAS DO PROCESSO EDUCATIVO

MARCAS DE BATON NO BANHEIRO
Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12
anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o
excesso de batom.
O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho
enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde
seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom...
Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou
pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas
marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Se o seu provedor de Internet filtra os e-mails recebidos por meio de ferramentas antispam, adicione nosso e-mail à sua lista de remetentes aprovados para que você a receba normalmente.

Sinta-se à vontade para passar adiante esta mensagem. Ela pode fazer muita diferença para seu chefe, diretor, sócios interessados ou para clientes de sua empresa. Passe adiante também para amigos e familiares.
 

terça-feira, 5 de abril de 2011

Livro e Leitura
09/12/2009 14:35 - Portal Brasil
A leitura, assim como a escrita, é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. Por meio dela, o cidadão participa da sociedade, melhora seu nível educacional, conhece outros valores  culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade.
O livro ainda constitui um instrumento importante em projetos de educação para a cidadania, pois pode abordar assuntos como saúde, meio ambiente, trânsito e trabalho de forma clara e prazerosa.

Plano Nacional do Livro e Leitura

Minuto Científico recebe inscrições até o dia 8
Pesquisadores, cientistas amadores e curiosos têm até a próxima sexta-feira (8/4), para se inscrever no Concurso Latinoamericano e Caribenho de Vídeo Minuto Científico. Com o tema “Transformação” o concurso é organizado pelo Museu Exploratório de Ciências – Unicamp (MC), e tem como objetivo estimular a produção espontânea, dispersa ou institucional no âmbito da divulgação científica.

As inscrições devem ser realizadas diretamente na página do evento e custam 10 dólares americanos, ou o seu valor correspondente em reais. Os interessados podem inscrever quantas obras desejar nas categorias “Jovem”, para participantes até 18 anos de idade, ou “Adulta”. A submissão dos vídeos poderá ser realizada até 11 de abril.

Audiência debate inclusão

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último dia 2, a Assembleia Legislativa debateu ontem em audiência pública a inclusão de pessoas com autismo. Na fala de autoridades, representantes de entidades, pais e autistas, a certeza de que a inclusão ainda é um desafio e está longe de ser alcançada.

Professores Brilhantes que Vencem Desafios



"Os professores não são valorizados socialmente como merecem, não estão nos noticiários da TV,
vivem no anonimato da sala de aula, mas são os únicos que têm o poder de causar uma revolução social.
Com uma das mãos, eles escrevem na lousa; com a outra, movem o mundo,
pois trabalham com a maior riqueza da sociedade: a juventude.
Cada aluno é um diamante que, bem lapidado, brilhará para sempre.
(Augusto Cury)

Sabemos que apesar de enfrentarem situações extremamente desafiadores, que provocam muita frustração e cansaço: alunos difíceis, pais ausentes ou superprotetores, uma inversão de valores que atinge principalmente as novas gerações – justamente as que estão em nossas mãos, muitos professores e professoras compreendem seu enorme compromisso para com este país e continuam lutando e acreditando em uma sala de aula diferente pela esperança de um futuro igualmente diferente.

Por isso, a partir de hoje, o Rioeduca.net terá mais esta seção:

“Professores Brilhantes que Vencem Desafios”

Queremos premiar a sua atitude!
Abril é o mês do livro e também é o mês da Páscoa. Dê um livro para quem não come chocolate! Que tal?

Postagens populares